Aviso Meteorológico 12 e 13/08/2013

Avisos Meteorológicos:

Chuva forte em SC entre terça e quarta-feira (13 e 14);

Vento forte entre terça e quarta-feira (13 e 14) e mar agitado no Litoral de SC;

Frio intenso entre quinta e sexta (15 e 16) com formação de geada nas áreas altas do Estado.

Avisos Meteorológicos

Chuva forte em SC entre terça e quarta-feira (13 e 14)

No decorrer da terça e quarta-feira (13 e 14/08), uma nova frente fria avança por SC, provocando chuva moderada a forte em alguns momentos. Os maiores acumulados estão previstos entre o Planalto e o Litoral, em média de 40 a 60 mm, podendo ocorrer pontuais próximos e acima de 100 mm, especialmente no Litoral Sul. Há risco de alagamentos e deslizamentos uma vez que nos últimos dias ocorreram chuvas significativas na região.

Vento forte e mar agitado no Litoral de SC

Entre a noite de terça e quarta-feira (13 e 14/08) há previsão de vento forte de SW/S de 60 a 90 km/h no Litoral de SC, sendo as rajadas de 90 km/h previstas para o Litoral Sul,  devido as condições atmosféricas instáveis. Esse vento forte vai deixar o mar muito agitado com picos de onda de 3.0 m no decorrer da quarta-feira (14), com risco para navegação e atividades de pesca até o início de sexta-feira.

Frio intenso entre quinta e sexta com formação de geada nas áreas altas do Estado

Na sequencia há previsão de frio intenso devido à chegada de uma massa de ar polar. Devido à combinação do frio e umidade retorna a condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul na quarta-feira (14), sobretudo no período da madrugada e manhã.

Quinta e sexta-feira (15 e 16/08), ar seco e frio favorece a formação de geada nas áreas altas do estado.

Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo à navegação de pequenas e médias embarcações.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e  Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta