Aviso Meteorológico 16/09/2013

Atualização de Aviso Meteorológico: nesta segunda-feira (16), possibilidade de chuva moderada a forte em praticamente todas as regiões do Estado de SC, com risco para temporais com vendaval e ocorrência pontual de granizo.

Nesta segunda-feira (16/09), a passagem de uma frente fria deverá provocar pancadas de chuva em praticamente todo o Estado de SC. As chuvas poderão ser intensas e/ou significativas podendo vir acompanhadas de vendaval.  O acumulado de chuva deve variar de 40 e 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores especialmente nas regiões Oeste e Sul. Não se descarta a ocorrência isolada de queda de granizo.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Segunda-feira (16/09), tempo instável com céu encoberto e chuva ao longo do dia em todas as regiões.

Aviso: entre a tarde e noite, risco de chuva forte, vendaval e granizo isolado. O acumulado de chuva deve variar de 40 e 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores especialmente no Oeste e Sul. Observação: descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (17/09), tempo instável com céu encoberto e chuva isolada no início do dia em todas as regiões de SC. No decorrer do período, o tempo melhora.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão atuando sobre o Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta e quinta-feira (18 e 19/09), sol entre nuvens devido a atuação de uma massa de ar mais seco e frio. Sem aviso.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil