Aviso Meteorológico 17/09/2013

Aviso Meteorológico I: Terça-feira (17), com rajadas de vento de 50 a 60 km/h entre a tarde e noite, e mar agitado no Litoral Sul de SC.

Aviso Meteorológico II: Quarta-feira (18), madrugada/manhã com possibilidade de geada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste catarinense.

Aviso Meteorológico III: Volta a chover forte em SC no final de semana

Entre a tarde e noite desta terça-feira (17), a massa de ar frio e seco que está na Argentina se aproxima mais de SC, favorecendo diminuição de nebulosidade e de temperatura do Oeste ao Planalto Sul. Devido à formação e intensificação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e o Estado do RS, o mar ficará agitado no Litoral Sul de SC e as ondas poderão superar os 4 m em oceano aberto (alto mar). Há previsão de rajadas de vento de 50 a 60 km/h entre a tarde e noite.

Na madrugada de quarta-feira (18), o ar frio e seco avança por todo o Estado de SC e o amanhecer será gelado, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do Planalto Sul e formação de geada. No Meio Oeste também há condições de formar geada fraca.

Na quinta-feira (19), as nuvens voltam a aumentar no Estado, com condições de chuva isolada e mais fraca neste dia. Para sexta-feira e sábado (20 e 21) a previsão é de tempo instável com chuva, moderada a forte e acumulados de 70 a 100 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores, devido a formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil. Risco de alagamentos e deslizamentos de encostas.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Terça-feira (17/09), tempo instável com céu encoberto a nublado e chuva isolada em SC. No decorrer do dia, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do estado. Temperatura amena, declinando entre a tarde e noite do Oeste ao Sul.

Aviso: rajadas de vento de 50 a 60 km/h entre a tarde e noite. Mar agitado no Litoral Sul de SC e ondas podendo superar os 4 m em oceano aberto (alto mar).

Observação: período da manhã com risco de descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: instabilidade deixada pela frente fria. No decorrer do dia, um sistema de alta pressão avança pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (18/09), tempo mais seco e frio, com nevoeiros ao amanhecer e sol entre algumas nuvens em todo o estado no decorrer do dia. Temperatura baixa, negativa ao amanhecer nas áreas altas do Planalto Sul. Condições de geada no Meio Oeste e Planalto Sul.

Aviso: possibilidade de geada nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste catarinense.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (19/09), as nuvens voltam a predominar em SC, com condições de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões.

Entre sexta-feira e sábado (20 e 21/09), tempo instável com chuva, moderada a forte e acumulados de 70 a 100 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores, devido à formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Aviso: risco de temporal isolado. Observação: risco de descarga elétrica.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta