Aviso Meteorológico 29/11/2013

Aviso Meteorológico 17 hs: Nas próximas 3 horas risco de temporal e granizo isolado no Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC.

Atenção: nesta sexta-feira (29), a chuva ocorre de forma mal distribuída em SC, porém moderada a forte em algumas cidades com acumulados significativos em poucas horas, que em média devem variar de 30 a 40 mm, com pontuais maiores. Risco de temporal, granizo isolado e descargas elétricas (raios) em SC, especialmente do Oeste ao Norte do Estado.

Fonte: Epagri/Ciram

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (29/11): Predomínio de nebulosidade com aberturas de sol e condições de pancadas isoladas de chuva, na maioria das regiões entre a tarde e noite. Temperatura em elevação durante o dia, segue o tempo abafado devido a elevada umidade do ar.

Atenção: Risco de temporal, granizo isolado e descargas elétricas (raios) em SC, especialmente do Oeste ao Norte do Estado. 

Sistema Meteorológico: formação de instabilidade no Paraguai e Paraná devido a um cavado (área alongada de baixa pressão), com deslocamento para o SC.

Previsão para o dia seguinte:

Sábado (30/11): Tempo instável com variação de nebulosidade, algumas aberturas de sol e pancadas ocasionais de chuva. Temperatura em elevação durante o dia, segue o tempo abafado devido a elevada umidade do ar.

Atenção: a chuva continua ocorrendo de forma mal distribuída em SC, porém moderada a forte em algumas cidades com acumulados significativos em poucas horas, que em média devem variar de 30 a 40 mm, com pontuais maiores. Risco de temporal isolado e descargas elétricas (raios) em SC, especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC. Circulação marítima na parte nordeste do Estado.

Previsão para os próximos dias:

Entre domingo (01) e segunda-feira (02/11), os indicativos são de tempo instável com variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, por vezes com intensidade moderada a forte, acompanhadas de trovoadas e temporal isolado, especialmente entre a tarde e noite, e na madrugada. A umidade do ar elevada mantém o tempo abafado. Atenção: risco de temporal isolado e descargas elétricas (raios).

Para a terça-feira  (03/11), a previsão é de tempo mais seco com predomínio de sol e calor em SC. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil