Aviso Meteorólogico 30/09/2013

Alerta para inundações no Planalto Norte

O Rio Negro em Três Barras (90 famílias atingidas) está baixando tendendo para a estabilização. Já o Rio Canoinhas (150 famílias atingidas) se estabilizou na madrugada de domingo e iniciou lentamente a descida. O acumulado de chuva previsto para esta segunda-feira (30/09), é de 10 mm para o Litoral e Planalto Norte de SC.

Observação para pancadas de chuva com possibilidade de granizo isolado e descargas elétricas

Nesta segunda-feira (30/09), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas (descargas elétricas) em SC, entre a tarde e noite. Observação para a possibilidade de granizo isolado, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná. Vento fraco a moderado com rajadas.

Fonte: Epagri-Ciram 

 Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Segunda-feira (30/09), sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde no centro-norte do Estado. Acumulado previsto de 10 mm para o Litoral e Planalto Norte.

Sem aviso.

Observação: descargas elétricas com risco de granizo nas áreas próximas do Paraná. Vento fraco a moderado com rajadas.

Sistema Meteorológico: formação de cavado (áreas de baixa pressão).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (01/10), mais nebulosidade no início do dia nas áreas que fazem divisam com o Paraná. Nas demais regiões, chuviscos isolados no início do dia melhorando no decorrer do período.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão se afastando para o mar.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (02/10), presença de sol com algumas nuvens em quase todo o Estado. À noite podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas da Grande Florianópolis ao norte do Estado. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Sem aviso.

Na quinta-feira (03/10), sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e a noite em todas as regiões. Observação: risco de descargas elétricas.

Na sexta-feira (04/10), o tempo volta a ficar instável com chuva isolada a qualquer hora do dia.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil