Avisos e Alertas 10/08/2013

Aviso meteorológico para chuva significativa neste sábado especialmente nas áreas próximas ao Litoral

Alerta para risco de deslizamentos neste sábado em alguns municípios do Planalto e Litoral Sul, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí

Declínio acentuado de temperatura neste sábado e frio e geada no domingo

Mar agitado entre sábado e domingo

Avisos Meteorológicos e Alertas

Epagri/Ciram/SDC

Neste sabado (10) a presença de uma frente fria provoca fortes pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo do dia em boa parte do Estado. Previsão de acumulados de chuva de 20 a 50 mm em média, porém alguns acumulados podem ultrapassar o valor estimado em áreas mais próximas ao Litoral com risco de alagamentos e deslizamentos.

Alerta para risco de deslizamentos neste sábado em alguns municípios do Planalto e Litoral Sul, Meio Oeste e Alto Vale do Itajaí

Alerta para risco de deslizamentos neste sábado (10) em alguns municípios do Planalto e Litoral Sul onde já foram registrados volumes significativos de chuva entre a noite de sexta e manhã de sábado (7hs). Em algumas áreas foram registrados valores acima de 100mm, como em Urubici (102mm), Timbé do Sul (101mm), Araranguá (100). Municípios com valores superiores à 70mm são Laguna, Criciúma, São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra, Painel, Joaçaba, Rio do Campo, Campos Novos e Curitibanos.

Declínio acentuado de temperatura neste sábado e frio e geada no domingo

Neste sábado (10) a temperatura declina acentuadamente com o avanço de uma massa de ar polar entre o fim da tarde e noite podendo ocorrer chuva congelada e nevenas áreas altas da serra catarinense, porém com baixa possibilidade, podendo se estender até a madrugada do domingo.

No domingo (11), a instabilidade se afasta e o ar mais seco favorece a condição de geada nas áreas altas do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, onde a temperatura mínima varia entre 0° e 4°C.

Mar agitado entre sábado e domingo

O mar fica agitado no litoral catarinense, com picos de 2.0 a 3.0m.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde.

Geada: produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta