Avisos e Alertas 26/09/2013

Previsão Especial de Vento para Região Litoral Norte

Fonte: Epagri-Ciram

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte

Apesar de ter cessado as chuvas o Rio Negro em Mafra e o Rio Canoinhas em Três Barras, estão em cota de emergência e continuam subindo, porém lentamente, e começando a estabilizar.

Alerta de inundações no Vale do Itajaí

Conforme a última medição (08hs) os níveis dos rios no Alto Vale continuam baixando lentamente. Em Rio do Oeste (8,44m), Rio do Sul (7,98m) e Taió (8,08m), os níveis destes rios permanecem em cota de emergência, porém, baixando.

Aviso para mar agitado com risco de ressaca e inundações localizadas no litoral

Nesta quinta-feira (26/09), o mar permanece muito agitado a grosso no Litoral de SC, com ondas altas de 3.0 a4.0 m próximo a costa, com condições de ressaca pela manhã. Risco à navegação e atividades de pescaDa tarde para noite a altura de onda diminui gradativamente com picos de 2,5 a 3.0m, próximo a costa.

Atenção para o município de Itajaí que ainda tem a influência da vazão das cheias na Bacia do Rio Itajaí e a maré astronômica e meteorológica podem provocar inundações pontuais.

Previsão Especial de Vento para Região Litoral Norte

Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (26/09/2013):

Manhã: Vento de SW a S com velocidade entre 5 a 15 km/h em média e rajadas de 20 a 25km/h.

Tarde: Vento de S passando a E com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas de 20 a 25km/h.

Noite: Vento de SE a E com velocidade de 10 a 15 km/h e rajadas 20 a 25 km/h.

Sexta-feira (27/09/2013):

Madrugada: Vento de SW a S com velocidade de 05 a 10 km/h e rajadas de 15 a 20km/h.

Manhã: Vento de SW passando a E com velocidade de 10 a 15km/h em média e rajadas de 20 a 25km/h.

Tarde: Vento de SE a E com velocidade média de 10 a 15 km/h e rajadas de 20 a 25km/h.

Noite: Vento de E a NE com velocidade de 10 a 15 km/h e rajadas 20 a 25km/h.

A Defesa Civil de São Francisco do Sul, juntamente com a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitoram continuamente as informações meteorológicas da região.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta