SEMANA COM FRIO INTENSO E VENTO FORTE EM SC

A próxima semana será marcada pela atuação de vários sistemas meteorológicos no Sul do Brasil. Na segunda-feira (16) uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar, começa a atuar na região, provocando declínio significativo das temperaturas. As noites e madrugadas passam a apresentar temperaturas mínimas abaixo de 0°C nos pontos mais altos do Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste catarinense. Até mesmo no Litoral, que normalmente apresenta temperatura mais amena, as mínimas devem oscilar próximas a 5°C, apresentando valores ainda menores na Grande Florianópolis Serrana.

A sensação de frio será ainda maior, devido ao vento que, por influência de um ciclone, ganha força na terça e quarta-feira, fazendo com que a sensação térmica, ou seja, o frio que sentimos no corpo, seja ainda maior se aproximando de valores negativos em todas as regiões do estado. Tal condição não será sentida apenas nas noites e madrugadas, já que também há previsão de tempo nublado com chuva ocasional, o que irá dificultar o aquecimento nas tardes. 

A Defesa Civil ressalta os cuidados que devem ser tomados com relação ao frio intenso, como ter maior atenção com a população mais vulnerável como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua; evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas e manter a higiene das mãos, além de abrigar animais domésticos nas noites frias.

 

Reiteramos a importância de acompanhar as atualizações diárias dos boletins de previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos pelo site e mídias sociais.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.