Glossário

Termos Definição
ABALO SÍSMICO

Movimentos naturais da crosta terrestre, que se propagam por meio de vibrações. Podem ser percebidos diretamente pelas pessoas ou por meio de instrumentos especiais chamados sismógrafos. Anualmente são registrados cerca de 1 (um) milhão de abalos sísmicos, do quais cerca de 5.000 são percebidos pelo homem e 20 a 30 são de efeitos danosos. A intensidade dos terremotos é bastante variável, e os fatores que nela mais influem são: a magnitude da energia liberada, a distância do epicentro, a profundidade do hipocentro e as características das rochas. Assim, quanto maior a distância, menor a intensidade e, quanto mais resistentes as rochas, menores os danos causados. A intensidade pode variar desde a imperceptível pelo homem até aquela cujos efeitos podem destruir cidades inteiras, como os famosos terremotos ocorridos em Lisboa (1755), San Francisco (1906), Tóquio (1923) e Manágua (1972). Atualmente, a escala mais utilizada para medir a intensidade dos abalos sísmicos é a Escala de Mercalli, que mede os danos provocados por terremotos. Os danos podem ser humanos, materiais ou ambientais (geológicos). Nos primeiros casos, podem ocorrer mortes, ferimentos, desmoronamentos de casas e edifícios, ruptura de tubulações de água, gás ou esgoto, incêndios etc. No segundo caso, os efeitos no relevo são geralmente pequenos (embora em alguns casos possam ser de grandes proporções). Normalmente são do tipo deslizamento, desmoronamento, formação de fendas no solo etc. (V. Escala de Richter).

ABASTECIMENTO

Atividade logística relacionada com o fornecimento de recursos materiais necessários a uma determinada operação. Compreende ações como estimativa de necessidades, padronização de itens de suprimento, aquisição, recepção e verificação do material adquirido, estocagem, distribuição e controle de níveis de estoque e do consumo dos diferentes itens de suprimento

ABERRAÇÃO GENÉTICA

Alteração produzida por poluentes tóxicos ou radioativos, nos cromossomos das células germinativas de seres vivos, inclusive do homem, responsáveis pela transmissão de anomalias à descendência (progênie).

ABLAÇÃO

Processos combinados, tais como fusão e sublimação, que eliminam a neve ou o gelo de uma geleira ou de um campo de neve. Também utilizado para exprimir a quantidade de neve ou gelo, perdida por esses processos. 2. Redução do equivalente em água da cobertura de neve, por fusão, evaporação, vento e avalanches.

ABRASÃO

Ato ou processo de desgaste por fricção ou os efeitos resultantes desse fenômeno, com o movimento de detritos, devido à ação de curso d´água (abrasão pluvial), correntes marítimas e ondas (abrasão marinha), gelo (abrasão glacial), vento (abrasão eólica). 2. Processo através do qual o material em trânsito nos rios é erodido, formando partículas progressivamente menores, ao atritar com as superfícies rochosas. A abrasão facilita a suspensão e o transporte das partículas.

ABRASIVO

Material que produz desgaste por choque ou atrito. Os mais utilizados na indústria são: diamante, quartzo, sílex e granada.

ABRIGADO

Situação de uma pessoa afetada por dano ou ameaça de dano em sua habitação e que, após realizada a triagem socioeconômica e definida a necessidade, é encaminhada a um abrigo.

ABRIGO

Local ou instalação que proporciona hospedagem a pessoas necessitadas. Em linguagem militar, local que proporciona proteção contra o fogo (tiros e bombas) e contra as vistas (observação) do inimigo.

ABRIGO TEMPORÁRIO

Abrigo organizado numa instalação fixa e adaptado para esta finalidade, por um período determinado.

ACAMPAMENTO

Abrigos temporários constituídos de barracas.

ACANTONAMENTO

Construção ou grupo de construções não militares, particulares ou públicas, utilizadas para alojar, temporariamente, organizações militares.

AÇÃO CÍVICO-SOCIAL (ACISO)

Conjunto de atividades desenvolvidas, temporariamente, em determinada área, pelas Organizações Militares das Forças Armadas, nos diversos níveis de comando, com o aproveitamento dos seus recursos em pessoal, material e técnicos disponíveis. Tem como finalidade cooperar com as comunidades na solução de seus problemas mais prementes e promover o fortalecimento dos padrões cívicos e do espírito comunitário dos cidadãos.

AÇÃO COMUNITÁRIA

Conjunto de procedimentos sistematizados, efetuados por agentes sociais (população) de determinada localidade, com o apoio de agentes externos ou técnicos (técnicos, docentes, estudantes), na busca do bem comum.

ACARICIDA

Substância química usada para destruir ácaros (carrapatos) e outros artrópodes.

ACEIRO

Abertura de áreas florestais limpa de vegetação, feita pelo homem, com a finalidade de limitar incêndios. Pode preexistir ou ser aberto durante o combate a um incêndio florestal. ACESSO Caminho a ser percorrido pelos usuários de um pavimento, para atingir porta à prova de fogo e de fumaça da caixa de escada enclausurada.

BACIA DE CONTENÇÃO

Região limitada por uma depressão do terreno ou por diques, destinada a conter os produtos provenientes de eventuais vazamentos de tanques e suas tubulações.

BACIA SEDIMENTAR

Depressão de caráter regional, geralmente muito extensa, de forma circular ou elíptica, preenchida por sedimentos transportados de terrenos circunvizinhos mais elevados.

CAATINGA

Formação típica, constituída da mistura de árvores e arbustos de pequeno porte, de folhas caducas, pequenas e dotadas de elevada resistência à seca. No período de estio anual, a grande maioria das espécies arbóreas e arbustivas perde as folhas e as anuais desaparecem. 2. Tipo de vegetação característica da área semi-árida e subúmida do Nordeste brasileiro, alcançando o norte de Minas Gerais, formada por arbustos, arvoretas e raras árvores de maior porte (comumente espinhosas e que perdem as folhas durante a estação seca) e constituída por plantas xerófitas, ou seja, vegetais adaptados às carências de água.

DANO

Resultado das perdas humanas, materiais ou ambientais infligidas às pessoas, comunidades, instituições, instalações e aos ecossistemas, como conseqüência de um desastre.

DEFESA CIVIL

O conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

DESASTRE

Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade envolvendo extensivas perdas e danos humanos, materiais, econômicos ou ambientais, que excede a sua capacidade de lidar com o problema usando meios próprios.

ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo substancialmente sua capacidade de resposta.

PREJUÍZO

Medida de perda relacionada com o valor econômico, social e patrimonial, de um determinado bem, em circunstâncias de desastre.

RECURSOS

Conjunto de bens materiais, humanos, institucionais e financeiros utilizáveis em caso de desastre e necessários para o restabelecimento da normalidade.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Situação de alteração intensa e grave das condições de normalidade em um determinado município, estado ou região, decretada em razão de desastre, comprometendo parcialmente sua capacidade de resposta.