Defesa Civil de Santa Catarina alerta para atuação de ciclone extratropical neste final de semana

     A partir deste domingo (5) e segunda-feira (6), há previsão de chuva persistente e volumosa, principalmente para a região costeira do estado catarinense

     Vem chuva por aí! A Coordenadoria de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a atuação de um ciclone extratropical na região costeira do estado a partir deste domingo (5). O sistema de baixa pressão intensifica a circulação marítima, deixando o dia nublado e com chuva a qualquer hora.
Foto: Imagem capturada pelo satélite Goes-16 de um ciclone extratropical próximo da costa de Santa Catarina em junho de 2020
A precipitação pode ser mais volumosa entre parte da Serra, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, com riscos associados a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. Já no Grande Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais com descargas elétricas, rajadas de vento, granizo e chuva intensa., também com risco de alagamentos.Foto: Arquivo canva.com

     A condição para chuva persistente e volumosa nas áreas da serra catarinense, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis deve ter início ao final da manhã do domingo e permanecer ao longo da segunda-feira (6).
     “A chuva será contínua, essa condição meteorológica será mais persistente principalmente nas áreas já citadas, porém, em outras regiões de Santa Catarina, o tempo fica mais fechado e acontece mais temporais e pancadas isoladas de chuva”, declara Caio Guerra, Meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina.
     A partir de terça-feira (7), a chuva começa parar e há previsão para o tempo estabilizar e, consequentemente, apresentar melhoras em todo estado catarinense.
     A Defesa Civil de Santa Catarina reforça a importância da população acompanhar diariamente em nosso site e redes sociais os avisos e boletins de previsão do tempo. Além disso, evitar transitar em áreas de risco e adotar medidas de prevenção para segurança pessoal e também de seus familiares.

Mais informações para a imprensa: Thuana Raimondi
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil
ascom@defesacivil.sc.gov.br