Defesa Civil de Santa Catarina articula primeira formatura do PDCE na EEB Prof Luiz Felix Barreto em Imaruí

Na última terça-feira (21/3), a Defesa Civil de Santa Catarina, representada pelo Coordenador Regional de Tubarão, Anderson Martins Cardoso, estieve no município de Imaruí, na comunidade de São Tomás, na Escola de Educação Básica Prof Luiz Félix Barreto para participar da primeira reunião da Comissão Organizadora da Formatura do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). A data está sendo acertada para abril de 2023.

Reunião de organização da primeira formatura do PDCE. Foto: Defesa Civil de Santa Catarina.

De acordo com o Coordenador Regional, Anderson Martins Cardoso, a importância que o Programa traz para os estudantes e comunidade é enorme “O PDCE é um programa para mudança de hábitos e comportamentos para que possamos ter um um indivíduo mais capaz nas identificações dos eventos adversos” ou aquela que produzimos”.
     Uma característica principal do Programa Defesa Civil na Escola é que ele não é uma disciplina dentro do currículo escolar, mas sim, um Programa onde cada professor pode utilizar dentro da disciplina que ministra, apresentando ações de prevenção.
     “Um exemplo que usamos nas apresentações dentro da disciplina de História é conhecer os históricos dos eventos adversos naturais ou antrópicos na sua região e quais desses eventos foram impactantes para a população. Já na disciplina de Geografia, as identificações das áreas de risco, onde eles se encontram e como podemos identificá-las, além de, claro, entender como podemos minimizar os danos nessas áreas”, destaca o Coordenador Regional.
     Participaram da reunião a Diretora Alexandra da Rosa Souza, o Orientador Luiz Filipe dos Passos, a Professora Elisangela Ávila Maximiano, o Sargento Castro, o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil do município de Imaruí, Sidnei de Resendes, e o Coordenador Regional da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Martins Cardoso.