Defesa Civil de Santa Catarina realiza simulado de acidente com produtos perigosos

Na tarde desta quarta-feira (17/05), a partir das 14h, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) em parceria com outros órgãos e entidades realizarão um Exercício Simulado de Acidente Rodoviário com Produtos Perigosos e Atendimento Emergencial.

O transporte de produtos perigosos exige atenção e cuidado redobrado. Diante disso, as empresas responsáveis devem seguir normas e procedimentos estabelecidos pelas autoridades competentes para garantir a segurança no transporte e evitar acidentes como o descrito na presente situação fictícia (Exercício Simulado).

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina / Thuana Raimondi / ASCOM.

O Simulado está sendo coordenado pela Coordenadoria Regional da Proteção e Defesa Civil/CIGERD Criciúma, junto ao COREDEC Rosinei da Silveira e também com o Chefe do Setor de Produtos Perigosos, Coronel Renato. O exercício será realizado na Localidade de Quarta Linha; Braço de contorno do acesso; Margens da BR-101, KM 389; Criciúma/SC.

A Comissão Organizadora do Simulado é: - CCR Via Costeira; - AFVC Assessoria Empresarial; - Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil/Gerência de Produtos Perigosos/Coordenadoria Regional da Proteção e Defesa Civil de Criciúma. - Polícia Rodoviária Federal.

Saiba mais sobre o cronograma do Simulado
8h - Briefing, que acontece em reunião com as instituições envolvidas no Auditório do Paço Municipal de Içara;
10:30h - Preparação de Cenário;
14h - Início do exercício simulado, na Quarta Linha/Criciúma/SC.

As instituições envolvidas neste Exercício Simulado de Acidente Rodoviário com Produtos Perigosos e Atendimento Emergencial, são:
  • Coordenadoria Regional da Proteção e Defesa Civil em Criciúma (DCSC);
  •  Gerência de Produtos Perigosos (DCSC);
  •  Polícia Rodoviária Federal (PRF) (Posto Araranguá);
  •  Empresa CCR Via Costeira;
  •  Empresa AFVC - Assessoria Empresarial/Regularização e Licenças;
  •  Corpo de Bombeiros Militar ( CBMSC - 4° Batalhão);
  •  SAMU - Regional Criciúma e municipal de Criciúma;
  •  Defesa Civil Municipal de Criciúma;
  •  Colegiado Regional dos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil ( Região Carbonífera);
  •  Vigilância Sanitária - Regional de Saúde em Criciúma e Vigilância Sanitária Municipal de Criciúma;
  •  Polícia Civil (PCSC) - 6° Delegacia Regional de Polícia Civil - Criciúma/SC;
  •  SAER/SARASUL - (PCSC);
  • Polícia Científica - Meso Região Sul;
  •  Polícia Militar Ambiental; ● Polícia Militar - 6° Região e 9° BPM;
  •  Exército Brasileiro - 28° GAC;
  •  IMA - Regional Criciúma;
  •  CASAN - Superintendência Serra/Sul;
  •  Conselho Regional de Química (SC);
  •  CIDASC/EPAGRI - Regional Criciúma;
  •  Cruz Vermelha Criciúma/Equipe Multi Institucional;
  •  Empresa Uny Brasil;
  •  Empresa Anjo Química;
  •  Empresa Santhinner.
Mais informações para a imprensa:
Thuana Raimondi
Defesa Civil de Santa Catarina