Defesa Civil inicia curso de “Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública”



     Estão abertas as inscrições para o novo curso: "Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública", promovido pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Esta capacitação tem como propósito fornecer uma explicação sobre como utilizar o "Sistema Integrado de Informações sobre Desastres" (S2ID) para registrar uma situação de anormalidade, seja ela uma situação de emergência (SE) ou estado de calamidade pública (ECP).

     Os cursistas irão estudar o preenchimento do "Formulário de Informações do Desastre" (FIDE) e, se necessário, solicitar o reconhecimento federal de acordo com cada situação. O objetivo principal é aprimorar as habilidades gerenciais tanto dos agentes envolvidos quanto do órgão de prevenção e defesa civil, buscando acelerar a normalidade para a região afetada por algum evento adverso.

     O curso está estruturado em três módulos e possui uma carga horária total de 10 horas. Os participantes que obtiverem média igual ou superior a 7,0 terão direito à certificação ao término do curso. O curso precisa ser acessado através da plataforma Moodle, no endereço eletrônico: http://moodle.sdc.sc.gov.br/ 

     Conheça os outros cursos EaD da Defesa Civil de Santa Catarina

     A Defesa Civil de Santa Catarina possui a área de Educação a Distância (EaD), que está vinculada à Diretoria de Gestão de Educação. Através do "Ambiente Virtual de Aprendizagem" (AVA), apresenta cursos livres, que são abertos para a comunidade,  e cursos fechados, que são edições especiais, oferecidos para órgãos públicos e instituições parceiras.

     Em 2022, nos cursos ofertados pela Defesa Civil de Santa Catarina, modalidade à distância, foram mais de 6.000 alunos inscritos. É importante salientar que todos os cursos possuem Certificação com validade nacional. É importante salientar que através da educação, a Defesa Civil exerce seu papel  na prevenção, redução do risco de desastres, no enfrentamento e na capacidade de adaptação das comunidades locais.