Radar Educa: Mapeamento de Risco

É uma das ferramentas utilizadas na PREVENÇÃO de risco de desastres.
A Política Nacional de proteção e Defesa Civil (PNPDEC) propõe a elaboração e difusão de metodologias para o mapeamento de áreas de risco com o objetivo de manter um sistema de informações que forneça subsídios para a elaboração de Planos Diretores de Defesa Civil e consequentemente dos mapeamentos de ameaças, vulnerabilidades e riscos.
O Inventário é utilizado para a elaboração do mapa de susceptibilidade e o de risco. Neste são considerados: 1. distribuição espacial dos eventos; 2. conteúdo: tipo, tamanho, forma e estado; e 3. informações de campo, fotos e imagens.
O mapa de susceptibilidade tem por objetivo apresentar a potencialidade de ocorrência de desastres em uma localidade, fornecendo informações que auxiliem no planejamento do uso e ocupação do solo.
O mapa de risco, apresenta a probabilidade de ocorrência de processos geológicos naturais ou induzidos e suas consequências sociais e econômicas. Tem como características: indicar a probabilidade temporal e espacial de ocorrência da ameaça; apresentar a tipologia e comportamento do fenômeno; indicar a vulnerabilidade dos elementos sob risco e apresentar cálculos relativos aos custos dos danos.
A Lei nº 12.608/2012 (PNPDEC) tem como um dos objetivos centrais a promoção da identificação e avaliação das ameaças, suscetibilidades e vulnerabilidades, de modo a evitar ou reduzir a ocorrência de desastres. Esta autoriza a criação de um sistema de informações e monitoramento de desastres; determina a criação de um cadastro nacional dos municípios com áreas suscetíveis e inclui o mapeamento entre as ferramentas essenciais à prevenção de desastres através de plano de contingência; plano de implantação de obras e serviços; mecanismos de controle e fiscalização; e carta geotécnica de aptidão à urbanização. Além disso, o plano diretor municipal deve conter as áreas suscetíveis e a aprovação de novos projetos de parcelamento do solo urbano.