Solenidade de 50 Anos da Defesa Civil de Santa Catarina é marcada com homenagens e emoção

Nesta quinta-feira (18/05), a Defesa Civil de Santa Catarina comemora 50 anos de existência e atuação. Em celebração à data, ocorreu a Cerimônia Comemorativa com entrega de medalhas, homenagens, lançamento da Canção da Defesa Civil e abertura do Edital de Coletânea de Fotografias históricas.

“A Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacionalmente e internacionalmente, ao longo desses 50 anos, nós construímos mais resiliência para lidar com os eventos adversos. Só no ano passado foram 874 desastres, cerca de 2 milhões de pessoas atingidas, tivemos 13 perdas de vida e um prejuízo de mais de 3 bilhões na economia. Com isso, nós precisamos sempre estar mais preparados e atualizados para atender a população de forma rápida e eficiente, fazendo uso de meios tecnológicos, serviço de meteorologia 24 horas por dia e envio de avisos e alertas para a população, quatro radares meteorológicos, controle de barragens. Tudo isso são tecnologias que ajudam a fazer o gerenciamento de riscos e desastres”, destacou Coronel Armando.

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Na ocasião, o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), Coronel Armando Schroeder, juntamente com a Vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, entregaram Medalhas de “Mérito da Defesa Civil de Santa Catarina” para diversas autoridades que vivenciaram e auxiliaram nos maiores desastres registrados, como a enchente de Tubarão em 1974, as enchentes em Blumenau em 1983 e 1984, e a tragédia no Morro do Baú, no Vale do Itajaí em 2008.

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A Medalha foi instituída por meio do Decreto nº 1.365, de 16 de maio de 2008, em homenagem àquele que organizou a Defesa Civil em solo catarinense: o ex-governador Colombo Machado Salles. O objetivo da Medalha é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades à Defesa Civil.

Os homenageados foram Dr. Irmoto Feuerschuette Prefeito de Tubarão em 1974, Major Clavius Medeiros Varella Ex-comandante da 3ª Companhia de Infantaria de Tubarão, Major Brigadeiro do Ar Adenir Siqueira Viana, Piloto do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira, Esquadrão de Busca e Salvamento, sediado na base aérea de Florianópolis, Sr. Ademar Felisky, Prefeito de Ilhota em 2008.

As homenagens também se estenderam a alguns servidores da Defesa Civil de Santa Catarina, pessoas que trabalham veementemente para fazer com que a Secretaria esteja sempre em destaque nas ações de proteção, prevenção, autoproteção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Próximos eventos da Programação da Semana Estadual de Ações de Proteção e Defesa Civil
22/05 – Segunda-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):
13:30h: Participação da Academia Científica na Gestão de Riscos e de Desastres no Sala de Coletiva de Imprensa (Centro de Informação Pública/CIGERD)
Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina

23/05 – Terça-feira (evento será realizado simultaneamente no Cigerd em Florianópolis e nas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil):
Manhã e Tarde: Participação das Escolas na Redução de Riscos e de Desastres: colocando a mão na massa. Obs: no Cigerd de Florianópolis teremos quatro escolas participando (2 no período da manhã, 2 no período da tarde); Nos demais Cigerds também teremos a participação das escolas, em média serão 36 escolas de manhã e 36 escolas de tarde.

24/05 – Quarta-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):
Radar Educa – Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina: Ferramentas e Recursos para a Gestão de Riscos e Desastres
Interessados fazer inscrição em: https://l1nk.dev/radareducaespecial50anos
Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina

#Juntoshá50anos
#Eusoudefesacivil
#Defesacivilsomostodosnós

Mais informações para a imprensa:
Thuana Raimondi
Defesa Civil de Santa Catarina