1º Workshop El Niño é promovido por Santa Catarina

workscho

A Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram promovem no dia 25 de julho o primeiro Workshop El Niño, com o tema “A PREPARAÇÃO DO CODESUL PARA O ENFRENTAMENTO DE POSSÍVEIS IMPACTOS DO EL NIÑO”. O evento será realizado no auditório da Epagri/Ciram, em Florianópolis e deve reunir cerca de 100 participantes.

O evento será destinado aos representantes das Defesas Civis e serviços de meteorologia estaduais de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil também participam da ação. Apenas os técnicos convidados poderão participar, já que o objetivo é interpretar cenários que poderão se instalar nessas regiões, no segundo semestre, após a configuração do El Niño, que ainda são consideradas por especialistas incertas.

Entre os objetivos estão a troca de dados e informações hidrometeorológicas, de comunicação de riscos de ameaças e às ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e reabilitação dos desastres naturais. A programação consiste em debates, discussões a cerca do tema central, inclusive como conduzir ações conjuntas e o repasse de informação sobre os efeitos que o El Niño pode causar.

El Niño

Na última semana de junho, assim como no restante desse mês e em maio, a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, região de monitoramento do El Niño, ficou acima da média climatológica.

Esse aquecimento em torno de 0,5ºC a 1,5ºC, indica evolução para a fase quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) no decorrer dos próximos meses, ainda durante o inverno de 2014. Entretanto, esse aquecimento deve causar alterações mais significativas nas condições de tempo e clima em SC durante a primavera.

Fonte: Epagri/Ciram.