14h30 Secretaria da Defesa Civil registra ocorrência em diversos municípios devido às fortes chuvas

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) registra desde a segunda-feira (29), ocorrências em diversos municípios catarinenses causados pelas chuvas, ventos fortes e granizo. Segundo o relatório das 14h30, os municípios comunicaram problemas de destelhamentos, alagamentos e escorregamentos de terra. Cinco municípios decretaram Situação de Emergência: Ponte Serrada, Formosa do Sul, Anchieta, Brunópolis e Erval Velho. Estão desalojadas no Estado 1.322 pessoas, 106 desabrigados e mais de 80.000 pessoas afetadas.

Na região do Oeste, Irati e Formosa do Sul foram bastante impactadas por granizo. Em Irati, a defesa civil municipal continua em campo, atendendo às comunidades, mas segundo informações preliminares aproximadamente 400 residências foram atingidas no Centro do município. Estão desabrigadas 50 pessoas. Em Formosa do Sul, 2.000 pessoas foram afetadas e 560 residências atingidas. Os serviços de água, energia e comunicação estão prejudicados.

O município de Herval Velho registrou granizo. Ficaram desalojadas 32 pessoas e 4.353 afetados. Foram danificadas 60 residências e os sistemas de água, energia e comunicação ficaram prejudicados.

Em Capinzal, 2.000 pessoas foram afetadas e 400 residências danificadas. Na cidade de Vargem, conforme a defesa civil municipal, 104 pessoas ficaram desalojadas, 80 desabrigadas e 500 pessoas afetadas. O número de residências danificadas é de 120. O abastecimento de água foi prejudicado. Em Anchieta, 400 pessoas ficaram desalojadas e 530 afetadas. O granizo deixou 133 residências danificadas.

Na Grande Florianópolis, o município de Biguaçu, tanto a área rural como urbano foram impactadas. A enxurrada deixou 30 pessoas desalojadas e 3.000 afetadas no total. Em Palhoça, 65.000 pessoas foram afetadas e 60 residências danificadas. Entre os bairros atingidos estão Frei Damião, Brejarú, Jardim Eldorado, Pagani, Praia da Pinheira, Guarda do Embaú. Anitápolis também informou problemas por causa das chuvas. O município registrou escorregamentos. A defesa civil municipal informou problemas na rodovia SC 407, entre Rancho Queimado e Anitápolis. O transporte escolar foi suspenso, pois em algumas comunidades do interior estão com os acessos interditados.

Em Morro da Fumaça, a enxurrada deixou 32 pessoas desalojadas, 03 desabrigadas e 247 pessoas afetadas. Conforme a defesa civil municipal, o volume de chuva superou 100 mm. O município registrou diversos estragos em vias públicas, rodovias, pontes e pontilhões.

No município de Canoinhas, o bairro mais afetado pelo granizo foi Campo d’Água Verde. A defesa civil local informou que 100 pessoas foram afetadas. Em São José do Cerrito, 450 ficaram desalojadas e 6.000 pessoas afetadas no total. O número de residências danificadas foi de 150.

Em Balneário Gaivota, foram afetadas 350 pessoas pela enxurrada. Na área rural, a localidade mais atingida foi a Vila Mathias, e na urbana, o loteamento Jardim Ultramar, Praia de Gaivota, Praia de Areias entre outros registraram problemas devido às chuvas.

Conforme a defesa civil de Joinville, na madrugada ocorreram pancadas fortes de chuva. Pela manhã a Defesa Civil atendeu cinco ocorrências de deslizamentos, 15 pontos de alagamentos pela cidade, um deles mais grave no bairro Boa Vista, onde seis casas foram alagadas. Os pontos mais preocupantes nesse momento é a região central, por causa do rio cachoeira que está no seu limite. Há previsão de maré de 1,7 para as 17 horas. A defesa civil local vai interditar em meia pista a Avenida Santos Dumont por causa do deslizamento que ameaça atingir a pista. A defesa civil também monitora outras áreas da cidade.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.