30 instituições recebem capacitação sobre produtos perigosos na SDC

IMG 9280

No segundo dia de capacitação, os 30 participantes da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2) de Santa Catarina, estudaram sobre temas importantes que vão auxiliar nas ocorrências ligadas aos produtos perigosos. Para o Diretor de Prevenção Fabiano de Souza, o Curso de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco tem como objetivo principal capacitar os participantes para que haja uma atuação ágil e com resultados positivos durante as operações com produtos perigosos “Muitos acidentes perigosos acontecem com freqüência no estado, principalmente nas rodovias, o acidente com maior visibilidade foi o incêndio químico com carga de fertilizantes , em São Francisco do Sul,  o que favoreceu  o número maior de instituições que aproveitaram a oportunidade de  participar dessa capacitação. A idéia ainda é abrir o curso que hoje é fechado, ampliando assim,  o número de participantes ”, ressalta.

Após a conclusão dos estudos, um plano de atendimento emergencial deve ser criado por cada instituição, para que cada uma saiba seu papel do decorrer de um acidente com produtos perigosos. Segundo o gerente de segurança e meio ambiente  do Porto de Imbituba,  Robson Busnardo,  essa é uma oportunidade para ampliar subsídios profissionais  “ O Porto é um canal de entrada de produtos perigosos e com esse treinamento, amplia a visão de gestão e controle sobre os produtos para evitar acidentes, uma ótima iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil ”.

De acordo com o integrante da Compania de Tecnologia e Saneamento Ambienta, o CETESB e um dos  palestrantes do curso,  Sandro Roberto Tomaz,  que também é Bacharel em Química e Especialista em Meio Ambiente,  os assuntos tratados hoje, são relacionados  a importância de produtos químicos, avaliações quantitativas de risco e avaliações quantitativas de risco em bases para a elaboração de programas de gerenciamento de risco. Conteúdos bastante aproveitados pelos integrantes do curso, e que possivelmente lá na frente fará a diferença durante uma ocorrência de vulto.

Participam instituições públicas e privadas, entre elas o IBAMA, INFRAERO, SCGÁS, Porto de Itajaí, Petrobrás, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e FATMA. O curso encerra amanhã, ele  acontece na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil, na Av. Ivo Silveira, nº 2320, no bairro Capoeiras, em Florianópolis e tem 32 horas de duração.