Sobe para 13 o número de óbitos no Alto Vale

O número de vítimas fatais provocadas pelas enxurradas na Região do Alto Vale subiu para 13 no final da manhã desta sexta-feira (18). Foram registradas 11 mortes em Presidente Getúlio, uma em Ibirama e uma em Rio do Sul. Até o momento oito pessoas permanecem desaparecidas e as buscas continuam sendo realizadas pelas forças tarefas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC). Abrigos permanecem abertos em Ibirama, Rio do Sul e Presidente Getúlio, neste quadro 199 pessoas estão desabrigadas e 284 desalojadas  .

Itens de assistência humanitária sendo entregues em Major Gercino. Divulgação

Cerca de 5 mil tens de assistência humanitária destinados Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) já estão nos municípios e estão sendo distribuídos. Foram disponibilizadas cestas básicas, kits de limpeza e de higiene pessoal, água mineral, colchões e kits de acomodação. O Governo do Estado através de Equipes da DCSC, Polícia Militar (PMSC) e do CBMSC permanecem realizando o apoio as vítimas, retiradas de pessoas de áreas de risco e levantamento de perdas.

>>> Boletim completo aqui

O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, permanece na região coordenando as ações. O secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, já está na região e participou de reuniões do Grupo de Ações Coordenadas que está sediado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Rio do Sul (CIGERD).Estamos prestando todo apoio necessário para os municípios e as famílias atingidas pelas enxurradas”, comentou o chefe da DCSC. Segundo ele, a prioridade no primeiro momento foi retirar as famílias das áreas de risco e fornecer a assistência humanitária, em paralelo a buscas pelos desaparecidos seguem em ritmo acelerado.

Reunião do GRAC na manhã desta sexta-feira (18)

Recomendações da Defesa Civil

A DCSC recomenda não transitar em áreas alagadas. A atenção deve ser redobrada para sinais de problemas nas estruturas nas residências. Rachaduras, paredes inclinadas, portas e janelas com dificuldade para fechar são alguns desses indícios.
Já nas proximidades de barrancos ou encostas, devem ser observados postes e árvores inclinados que indicam movimentação do solo ou risco de deslizamento.
Quando constatado qualquer sinal de problemas a indicação é deixar o local e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros Militar.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC