76 municípios participaram dos Seminários Regionais de Defesa Civil

IMG 0571

Os Seminários Regionais: Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro na região oeste do Estado, reuniram mais de 350 pessoas de pelo menos 76 municípios nesta primeira fase do trabalho. A equipe da Secretaria de Estado de Defesa Civil capacitou os municípios que integram a AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani, AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios, AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, AMNOROESTE – Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense, AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina Os encontros iniciaram em São Miguel do Oeste e seguiram para Xanxerê e Chapecó. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, este é o grande marco da mudança estrutural da Defesa Civil em Santa Catarina, capacitando e estruturando todos os municípios. “Precisamos capacitar quem trabalha com a Defesa Civil, investir na prevenção e principalmente, manter o cidadão informado”, concluiu.

No total serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos. Entre os temas abordados, os procedimentos administrativos e jurídicos, a Gestão de Risco e Desastre e Gestão de Desastres. Além do treinamento, cada município recebe um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também serão entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

Na próxima quarta-feira (21), o município de Criciúma sedia o evento no auditório da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera na Avenida Santos Dumont, 855. Depois será a vez de Tubarão no dia 22 e Palhoça no dia 23. As inscrições para os seminários regionais podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM www.egem.org.br.