Kit de transposição está entre os destaques do Seminário Regional de Defesa Civil na Grande Florianópolis

IMG 1198

A região da Grande Florianópolis reuniu 22 prefeitos na 6ª edição dos Seminários Regionais da Defesa Civil no município de Palhoça.

Até agora, 129 prefeituras de seis associações de municípios já participaram dos trabalhos de capacitação e estruturação das defesas civis municipais com os seminários.Entre os temas abordados, os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres. Durante a manhã desta sexta-feira (23), o secretário de Estado Milton Hobus falou do grande salto que a Defesa Civil do estado está programando.

Uma das novidades é a implantação do centro de monitoramento e alerta que já deve estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2014, aonde, entre outras coisas, celulares (smartphones), através de um aplicativo, vão levar em tempo real as informações sobre o risco iminente de desastres aos cidadãos. A ideia é criar uma rede de informações entre os órgãos, para levar informações, alertas e instruções para se proteger e como agir.

Hobus aproveitou para falar também sobre os “Kits de Transposição” que estão sendo adquiridos. São pontes e pontilhões, geralmente arrastados pelas águas em enxurradas e enchentes no estado que serão substituídas por estruturas de concreto armado e pré-fabricadas com custo 50% mais baixo, com pelo menos 12 metros de comprimento por cinco de largura. A intenção é montar o kit em um único dia, liberando o tráfego na região afetada, uma ação considerada inédita no Brasil.

Os trabalhos devem iniciar no mês de setembro e a meta é que até julho do próximo ano, cerca de 600 pontes já estejam construídas em Santa Catarina.

Outro ponto tratado no encontro foi a implantação do programa Defesa Civil na Escola, onde as crianças serão envolvidas diretamente nas ações de prevenção, com ensino de linguagem meteorológica e criando nelas a consciência da auto proteção e prevenção. “São as crianças os grandes agentes disseminadores destas ações, elas levam para dentro de suas casas essa consciência e em pouco tempo teremos adultos trabalhando nisso”, ressaltou.

Os seminários regionais da Defesa Civil vão até o mês de setembro. A próxima edição está marcada para o dia cinco de setembro no Auditório da AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana no município de Lages.