A previsão é de chuva, ventos fortes e risco de deslizamentos para os próximos dias no Litoral

Nesta terça-feira (19), em Florianópolis o dia amanheceu nublado com uma leve garoa. De acordo com informações da Epagri/Ciram, o tempo não deve mudar nos próximos dias com nebulosidade e condições de chuva de intensidade fraca a moderada no Litoral.

150392_374863355922223_1273941580_n

Já para a próxima quarta-feira (20), os catarinenses podem ficar em alerta quanto a uma frente fria que se aproxima do estado. Por conta disso, a instabilidade do tempo deve continuar. Nesse período ainda há previsão de chuva com volumes significativos, especialmente no Oeste e no Litoral, podendo variar de 40 a 60mm.

A chuva mais forte deve ocorrer entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira especialmente nas praias. Em diversas áreas já foi registrado um volume de chuvas bem acima da média histórica para o mês de março, o que aumenta o risco de deslizamentos, alagamentos e inundações no litoral.

Os órgãos públicos que cuidam da prevenção em desastres naturais, pedem atenção redobrada para a navegação de pequenas e médias embarcações e também para a atividades de pesca, pois o vento nordeste  tem tendência a se intensificar no Litoral, podendo proporcionar rajadas de 60 a 80 km/h , sendo as mais intensas previstas para o Litoral Sul. O vento forte pode deixar o mar agitado com picos de onda de 3,0m próximo a costa até a madrugada de quinta-feira, depois disso, o clima melhora, e o vento deve diminuir gradativamente.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos, inundações e enxurradas: O cidadão deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.