Aberta a licitação da SC 108

Foi realizada nesta segunda-feira (22) a abertura dos envelopes com propostas para a realização da obra de recuperação da SC 108. No total sete empresas participam do processo licitatório de regime diferenciado de contratação (RDC) que ocorreu na sede da Defesa Civil (DC), em Florianópolis. O RDC em andamento prevê a confecção do Projeto executivo e a execução das obras de contenção, recuperação de pavimentação e drenagem. A empresa vencedora será divulgada após o prazo legal para recursos das empresas envolvidas no certame de cinco (05) dias.

“Nos tivemos uma situação complicada em Guaramirim e nossa preocupação foi ter o cuidado de fazer o mais rápido possível a avaliação do local e buscar recursos para que a comunidade atingida pudesse voltar à normalidade”, comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, o processo iniciado hoje vai resolver a situação da SC 108, uma rodovia de fundamental importância e que ajuda a escoar as riquezas da região. Da mesma forma levar a normalidade à população que reside no entorno.

“Além da obra de recuperação teremos a necessidade da construção de casas, quanto a isso estamos em tratativas com a Prefeitura de Guaramirim e com o Governo Federal para a definição do local onde as famílias serão realocadas”, explicou.

IMG 9987

Processo licitatório em regime diferenciado de contratação. Foto: Flávio Jr DCSC.

O Chefe da DC também declarou que a situação de Guaramirim foi um divisor de águas. “Estamos preparando nossa estrutura para ter mais agilidade com a contratação prévia de contenção, recuperação de estradas e melhoria de drenagem após eventos”, disse João Batista.

Ele comentou que em Guaramirim será utilizada a tecnologia de contenção chamada de crib wall. É uma estrutura modular de contenção feita com módulos montados por meio da sobreposição de peças de concreto. “Nosso objetivo é ter kits de contenção licitados que possam ser usados com mais agilidade”, finalizou.

Já o Prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini, se mostrou bastante satisfeito com o resultado da parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina. “Em primeiro lugar quero agradecer o empenho da DC. Não é surpresa o trabalho que a instituição faz a  nível estadual e municipal. Temos uma parceria antiga com os kits de transposição e reconheço a DC por respeitar prazos”, destacou.

IMG 0003

Processo ocorreu na normalidade. Foto: Flávio Jr DCSC

Chiodini também ressaltou que o Estado esteve presente desde o primeiro momento quando ocorreu o deslizamento e o soterramento das casas. Para ele, foi uma surpresa a DC assumir  a questão da recuperação da área da Vila Freitas e do Morro do Shimidt. “Esta é uma obra importante para que a mobilidade retorne a normalidade na SC 108”, comentou Chiodini.

Ao final da conversa o Prefeito de Guaramirim reforçou a importância do trabalho realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina. “Sabemos o quanto é valorosa a DC e as pessoas que estão trabalhando no projeto, o nível de profissionalismo,  de cuidado, de resposta, de transparência e o nível de comprometimento com o ser humano é difícil de ser encontrado em outra secretaria”, completou Chiodini.