Acadêmica apresenta ferramenta de gerenciamento de suprimentos para auxiliar a Defesa Civil Estadual

dsc00548

A estudante da nona fase do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Natália Silva Costa, juntamente com o aluno do PET de Engenharia de Produção, João Luiz Viana Neto, apresentaram a conclusão da “Ferramenta de gerenciamento de suprimento em situação de emergência”, que será utilizada na agilização dos processos de resposta na Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Desenvolvido desde outubro de 2011, o sistema é um produto do projeto de conclusão de curso elaborado pela acadêmica Natália e contempla uma parceria entre a Secretaria e a Departamento de Engenharia de Produção da UFSC.

A ferramenta permitirá o cadastramento e análise de banco de dados das solicitações de suprimentos e materiais para os municípios em caso de situação de emergência, desde a liberação até a aprovação. De acordo com o gerente de logística e mobilização, Renaldo Onofre Laureano Junior, o sistema irá automatizar o processo de acompanhamento das solicitações. “A partir deste aplicativo, produzido em excel, podemos saber a quantidade de itens requeridos, por município, desastre e  materiais. Com isso, teremos relatórios atualizados sobre as ações de resposta da Secretaria”.

O projeto foi orientado pela profª Mônica Maria Mendes Luna, do Departamento de Engenharia de Produção, e contempla, além da plataforma de cadastro e análise, um manual de uso e monografia sobre o tema. A defesa do trabalho de conclusão de curso será realizada no dia 21 de agosto deste ano. O Diretor de Resposta aos Desastres, Aldo Baptista Neto, o assessor técnico do gabinete, Márcio Bittencourt, e o gerente Renaldo Laureano, acompanharam desde o início a produção do trabalho da acadêmica.