Ação Social no Morro do Baú

Fazendo parte da Semana de Fortalecimento da Cooperação e Resiliência a Secretaria de Estado da Defesa Civil, com o apoio de parceiros, realizou no último sábado (24) uma Ação Social no Morro do Baú, em Ilhota. Participaram diversas agências e organizações de resposta aos desastres como Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Exército, Força Aérea Brasileira (FAB), SESC, CELESC, dentre outras. Foram oferecidas atividades para as crianças, orientação de saúde para a família, palestras e exposições.

IMG 8061

O evento contou ainda com um consultório médico e odontológico cedidos pela FURB, onde um médico e uma dentista do Exército realizaram atendimentos ao público, com a distribuição de kits de higiene.

IMG 8079

A ação envolveu centenas de pessoas integrando o Estado, município e a comunidade juntos em memória as vítimas do “Desastre de 2008”. Dona Margarida Reichert, moradora da região, aprovou a iniciativa. Em conversa contou sobre 2008, na ocasião ela perdeu oito membros da família. “A lembrança na verdade é uma coisas que traz de volta todo o sentimento que tivemos aquele dia. Eu não sabia qual era a proporção quando disseram para a gente abrir a igreja por que para cima estava tudo destruído”, disse.

Ela contou que as pessoas não sabiam o que fazer e que a ação no Morro do Baú serve também para preparar os moradores. “Muito boa esta ação social.  Se a gente tivesse mais preparação talvez tivéssemos agindo diferente”, comentou Margarida que participou de uma instrução do SAMU sobre primeiros socorros. Ela também destacou que essas ações, como a realizada,  ajudam muito a comunidade e as pessoas devem participar para aprender.  “Eu acho isso muito importante com mais freqüência para ensinar, acho ótimo o serviço que vocês fazem”, finalizou.

Ainda durante o sábado foi realizado um culto ecumênico em memória das vítimas de 2008. Já na localidade do Salto do Baú a prefeitura de ilhota inaugurou um memorial em homenagem ás vítimas. A cerimônia foi marcada por grande comoção.

IMG 8187