Agenda de trabalho é realizada no Alto Vale

Nesta terça-feira (02) o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Aldo Baptista Neto, cumpriu agenda de trabalho no Alto Vale do Itajaí onde visitou municípios atingidos pelas enxurradas registradas no último mês de dezembro. O primeiro município foi Lontras onde foi realizada reunião com o prefeito municipal, Marcionei Hillesheim, para analisar as ações de resposta a enxurrada e o repasse de kits de transposição, que serão usados na substituição de pontes e pontilhões destruídos ou danificados. No município o chefe da DCSC aproveitou para vistoriar o Radar do Vale que voltou a atividade no último final de semana e agora está em funcionamento assistido.

A segunda parada do roteiro foi no município de Presidente Getúlio que é considerado um dos mais atingidos e onde 18 pessoas perderam a vida na noite do dia 17 de dezembro. O município recebeu um grande apoio dos governos do Estado e Federal para o retorno a normalidade e hoje começa a superar o desastre. Em conversa com o Prefeito, Nelson Furtuoso, o chefe da DCSC apresentou a preocupação de melhor preparar a população para eventos extremos. “Devemos incentivar as pessoas para que busquem informações e tenham ações de preparação como o Plano Familiar de Emergência”, explicou.

Vistoria da Obra na ponte entre Presidente Getúlio e Dona Emma. Foto: Flávio Jr DCSC

Segundo ele, a situação observada no município não teve precedentes e se assemelha a casos registrados em outros municípios catarinenses. “Devemos aprender com a situação e rever nosso planejamento em relação aos municípios considerados menos vulneráveis”, completou. O chefe da DCSC finalizou destacando que o município de Presidente Getúlio um exemplo de resiliência e que deve ser seguido por outras cidades do Estado.

Obra de enrocamento em Presidente Getúlio. Foto: Flávio Jr

Eu agradeço o Governo do Estado pelo trabalho da Defesa Civil, dos Bombeiros Militares e das outras estruturas que atuaram em nosso município. Foi um evento que nunca tinha ocorrido em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Nelson Furtuoso. Ele explicou que jamais foi pensado que esse tipo de desastre poderia ocorrer na cidade. “O apoio das estruturas do Governo do Estado contribuiu para uma resposta mais eficiente para a população”, completou.

Conversa com moradores no Bairro Revólver, em Presidente Getúlio. Foto: Flávio Jr DCSC

No município foram visitados o bairro revólver, localidade mais atingida, que ainda recebe inúmeras ações, e a ponte localizada entre Presidente Getúlio e Dona Emma, que passa por obras para estabilização das cabeceiras, retirada de rochas e enrocamento das margens.

Ao final do dia a equipe finalizou o roteiro no Alto Vale em uma reunião com o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo. Na oportunidade foram expostas pelo município as ações pós desastre como avaliações em estruturas comprometidas durante a tempestade. Outro tema abordado foram as áreas de risco e a possibilidade de repasse de kits de casas modulares.

Reunião na Prefeitura de Ibirama. Foto: Flávio Jr DCSC