Alerta 29/09/2013

Alerta para inundações no Planalto Norte

O Rio Negro em Três Barras (90 famílias atingidas) está tendendo para a estabilização. Já o Rio Canoinhas (150 famílias atingidas) se estabilizou na madrugada de domingo e iniciou lentamente a descida.

Há previsão de chuva fraca entre tarde e noite deste domingo (29) e de chuva com volumes entre 20 à 30mm nesta segunda-feira (30) no Planalto Norte. Caso se confirmem, as inundações poderão ser agravadas ou terão o rítmo de descida diminuído.

Fonte: Epagri-Ciram 

Previsão para Defesa Civil:

Domingo (29/09): No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí e Litoral Norte, nas áreas próxima a divisa com o Paraná, aumento de nebulosidade e chuva fraca no decorrer da tarde e noite. Nas demais regiões do Estado, presença de sol com algumas nuvens, a nebulosidade aumenta no decorrer da tarde.

Segunda (30/09)O volume previsto varia entre 20 a 30 mm, no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. No Planalto Sul e Litoral Sul, 10 a 20 mm.

Na terça-feira (01), chuva isolada na madrugada no Litoral. No decorrer do dia, presença de sol com algumas nuvens em todas SC. Na quarta-feira e quinta-feira, presença de sol com algumas nuvens em quase todo o estado. A nebulosidade aumenta na tarde de quinta com chuva isolada. 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil