Andamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil é apresentado para órgãos do Governo do Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realizou na tarde desta quarta-feira, 20, a apresentação das atividades de construção do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PPDC). Participaram do encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Administração, representantes de todos os órgãos do Governo do Estado que agora trarão contribuições na parte final dos trabalhos.

Na abertura o Chefe da DCSC, David Busarello, destacou que o Governo do Estado, através da DCSC, está criando uma marco histórico para Santa Catarina. “Estamos desenvolvendo dentro da estrutura de proteção o PPDC e trabalhando para formatar um Plano que atenda as demandas do Estado”, explicou Busarello. Segundo ele, a atividade é resultado de um Governo Inovador e diferente que busca enfrentar as situações. Busarello ressaltou ainda que Santa Catarina é muito afetada pelas adversidades climáticas e que é necessário trabalhar na prevenção e mitigação. “Reduzindo danos e prejuízos proporcionaremos mais segurança e qualidade de vida aos catarinenses”, finalizou.

O PPDC tem como eixos estratégicos a compreensão dos riscos de desastres, o fortalecimento da governança voltada à gestão de riscos de desastres, o planejamento integrado e multissetorial, melhoria nas ações de resposta e recuperação por meio de investimentos na preparação e desenvolver uma nova cultura de proteção e defesa civil.

Da mesma forma o Plano busca o alinhamento com os objetivos de desenvolvimento do Estado. Os dados comprovam a importância da preparação através da mitigação e preparação. Atualmente Santa Catartina é o Estado brasileiro com o maior registro de pessoas desabrigadas durante eventos meteorológicos. Já os danos materiais e prejuízos acumulados nos últimos anos ultrapassam R$ 25,7 Bilhões.

O Coordenador de Projetos do CEPED/UFSC, Rafael Schadeck, lembrou que o PPDC é previsto nos três níveis de Governo e deve prever as ações coordenadas para a redução de riscos e desastres. “Santa Catarina possui um perfil complexo e é atingida por diversos eventos que causam perdas econômicas e de vidas. O Governo do Estado, através da DCSC e com a parceria da UFSC tem trabalhado neste plano com embasamento técnico e estudos necessários”, comentou. Schadeck destacou ainda que as atividades estão alinhadas com todas as diretrizes internacionais. “O trabalho está sendo desenvolvido com a busca do arcabouço técnico da Universidade e de forma articulada com toda a estrutura do Governo do Estado”, disse.

O objetivo é finalizar o PPDC até março de 2022.