Após Seminário Internacional, público visita Cigerd em Florianópolis

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.29.44

Após terminar o II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, alguns participantes e palestrantes visitaram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). A visitação ocorreu na manhã  desta quinta-feira, 15, em Florianópolis e segue durante a tarde com horários agendados.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.29.52

Palestrantes internacionais e nacionais, assim como o público e instituições, conheceram a nova estrutura de gerenciamento de riscos de desastres do Estado. Técnicos da secretaria de Estado da Defesa Civil guiaram as visitas e explicaram a funcionalidade do prédio.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.29.35

O Cigerd em Florianópolis deverá integrar diversas instituições dentro do prédio para atuar em conjunto sempre que houver necessidade, como em situações de perigo ao cidadão. No setor do centro de operações, por exemplo, há uma mesa com um computador para cada órgão trabalhar, inclusive nos dias normais. Quando houver anormalidade, eventos severos, os servidores que já estão integrados trabalham em conjunto para gerenciar o evento e responder rapidamente o cidadão.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.34.24

PMA conhecendo a estrutura do Cigerd

O Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. A estrutura ainda não foi inaugurada mas já gera serviços como emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.31.29

Ainda paralelo às visitas, houve reunião do Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC)  e dos coordenadores regionais da Defesa Civil SC.

WhatsApp Image 2018-03-15 at 14.34.36