Áreas de risco monitoradas por drone

 

FOTO AEREA BARRA DA LAGOA

Barra da Lagoa. Foto: Defesa Civil SC

 

A secretaria de Estado da Defesa Civil está levantando informações, com o uso de drone, nas áreas críticas de deslizamento e queda de barreira. O primeiro lugar a ser utilizado o equipamento foi em Florianópolis. Nesta semana as atividades ocorrem até quinta-feira, 22, na Serra do Rio do Rastro. Um geólogo e uma geógrafa estão captando imagens para especificar as regiões críticas. A atividade está sendo acompanhada pelo coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira.

Segundo o geólogo Humberto Alves da Silva, da diretoria de Reabilitação e Reconstrução da secretaria, as fotos ajudarão no desenvolvimento de um plano de trabalho para enviar ao Ministério da Integração Nacional. “Com isso, queremos conseguir recursos para obras preventivas na Serra e diminuir as quedas de barreiras”, destacou. O trabalho é feito em parceria com o Deinfra, órgão responsável pela rodovia.

As imagens são fundamentais no estudo que verifica a melhor forma de agir preventivamente no local. O objetivo é concluir o trabalho até março para que as informações sejam enviadas ao Ministério da Integração Nacional.

Em Florianópolis, na semana passada, o monitoramento foi realizado no Morro da Lagoa da Conceição (SC 404) e Barra da Lagoa (SC 406). Nesses locais foram registrados estragos com chuva que ocorreu em fevereiro deste ano. “O drone possibilita captar imagens mas detalhadas para identificar o risco de deslizamentos. Desta forma podemos verificar a melhor forma de agir preventivamente”, completou Silva.