ALERTA 02/02/2016 09h:04 – Risco de deslizamentos de terra em pontos isolados do Litoral Sul e Planalto Sul de SC. Alguns municípios destas regiões apresentaram valores de precipitação acumulada acima de 140 mm nas últimas 72h (Ex. Santa Rosa de Lima: 269 mm, Rio Fortuna: 205 mm, Lages: 146 mm, Orleans e São Martinho: 141 mm), sendo que há ainda condições para chuva no dia de hoje e amanhã, deixando o solo instável.
Fonte: Cemaden, SDC
Recomendações da Defesa Civil SC:
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros.
PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)
Terça-feira (02/02) – ATENÇÃO
Céu encoberto em boa parte do dia com chuva de intensidade fraca a moderada em todas as regiões, alternando com alguns períodos sem chuva.
Temperatura: estável, devido à cobertura de nuvens.
Vento: Sul a leste, fraco a moderado.
Quarta-feira (03/02) – ATENÇÃO
Céu encoberto e chuva em todas as regiões catarinenses. Risco de chuva moderada a forte em alguns momentos do Oeste ao Planalto.
Temperatura: Amena, porém persiste a sensação de ar abafado devido à alta umidade.
Vento: Nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas mais forte no litoral.
Quinta e sexta-feira (04 e 05/02) – OBSERVAÇÃO
Tempo: Muitas nuvens com período de sol e pancadas de chuva a qualquer momento no litoral e a tarde no Oeste, Meio Oeste e Planalto.
Temperatura: em elevação com sensações de ar abafado.
Vento: Nordeste a Leste, fraco a moderado com rajadas forte no litoral.
TENDÊNCIA de 06 a 15 de fevereiro de 2016
Nos dias 06 a 07, ocorre chuva no Estado por influência de uma frente fria. A chuva volta a ocorrer a partir do dia 12 até o fim do período, na forma de pancadas à tarde devido ao calor
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056
![]() |
Gerência de Monitoramento e Alerta |