Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 14.09.2014 (4)

OBSERVAÇÃO: Domingo (14), descarga elétrica à noite do Oeste ao Planalto Sul, próximo à divisa com o RS. Fonte: EPAGRI-CIRAM

ATENÇÃO: Segunda (15) a partir da madrugada, chuva forte de forma isolada e descarga elétrica, com chance de queda de granizo isolado e rajadas de vento de 50 e 60km/h no Planalto Sul e Litoral. Fonte: EPAGRI-CIRAM

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Domingo (14/09): Nevoeiros isolados ao amanhecer e presença de sol em SC no decorrer do dia. À noite, aumento gradativo de nebulosidade a partir da divisa com o RS. Temperaturas altas com máximas acima de 30°C no Oeste e Litoral.

OBSERVAÇÃO: descarga elétrica à noite do Oeste ao Planalto Sul, próximo à divisa com o RS.

Sistema Meteorológico: Ciclone extratropical em formação no RS, com frente fria se deslocando para norte.

14.09.2014 T Realce

Imagem Satélite GOES-13 T Realce 20140914_1130(GMT)

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (15/09): uma nova frente fria avança por SC a partir da madrugada, causando pancadas de chuva em todas as regiões catarinenses, iniciando nas regiões próximas à divisa com o RS.

ATENÇÃO: chuva forte de forma isolada e descarga elétrica, com chance de queda de granizo isolado e rajadas de vento de 50 e 60km/h no Planalto Sul e Litoral.

Sistema Meteorológico: Ciclone extratropical no oceano Atlântico e frente fria avançando por SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (16/09), nevoeiros ao amanhecer, com predomínio de sol e temperaturas amenas, mais baixas no Planalto e áreas mais altas do estado, em elevação gradativa durante a tarde.

Na quarta-feira (17/09), sol entre nuvens com chuva à noite no Oeste, à fronteira com a Argentina.

Na quinta-feira (18/09), a formação de um sistema convectivo de mesoescala traz chuva a todas as regiões de SC. OBSERVAÇÃO: chuva forte em alguns momentos com descargas elétricas e rajadas de vento. Acumulado de chuva entre 70 e 80 mm no Oeste e Meio Oeste. Acompanhe atualização dos boletins!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta