Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 20.12.2014 (3)

AVISO METEOROLÓGICO: No decorrer do domingo (21/12) uma frente fria avança por SC, provocando pancadas de chuva com trovoadas, começando pelo Oeste e Sul do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. A chuva se estende para segunda-feira, especialmente na madrugada e manhã. No período há condições de temporais isolados com chuva forte, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

O acumulado de chuva previsto entre domingo e segunda-feira na maioria das regiões é de 20 a 30 mm em média e pontuais de 50 mm. A chuva prevista com mais intensidade se concentra nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, com média de 40 a 60mm, e pontuais de 80 e 100 mm, com risco de alagamentos. Acompanhe atualização de boletins! Fonte: Epagri/Ciram 

Recomendações da Defesa Civil SC

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

  

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram 

Sábado (20/12): Presença de sol com poucas nuvens na maior parte do dia. Pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite no Oeste e Meio Oeste. Temperatura elevada. 

ATENÇÃO: Pancadas de chuva com descargas elétricas entre a tarde e noite no Oeste e Meio Oeste de SC. 

Sistema meteorológico: Sistema de alta pressão no Sul do brasil e núcleos de instabilidade a partir da tarde no Oeste e centro de SC.

  

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Domingo (21/12): Variação de nuvens em SC, com chuva começando do Oeste ao Litoral Sul no final da manhã e, entre a tarde e noite, estendendo-se a todas as regiões. Temperatura elevada. 

AVISO: Descarga elétrica, temporal isolado com vendaval e granizo isolado. Acumulado de chuva previsto para a maior parte de SC de 20 a 30 mm em média e pontuais de 50 mm. Chuva com mais intensidade no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, com média de 40 a 60mm, e pontuais de 80 e 100 mm, com risco de alagamentos. 

Sistema meteorológico: Passagem de uma frente fria por SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Na segunda-feira (22/12), chuva na maior parte de SC, mais intensa e persistente no Planalto Norte e Litoral Norte, melhorando no decorrer do dia com a chegada de uma massa de ar seco e mais frio.

AVISO: para segunda-feira, permanece o risco de descarga elétrica, temporal isolado, vendaval e granizo isolado especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte, com acumulado de chuva previsto de 30 a 50 mm em média com pontuais de 60 mm. 

Na terça-feira (23/12), mais nebulosidade e chuvisco no início e fim do dia no Litoral, com tempo estável no restante do período e na maior parte do Estado, devido a uma massa de ar mais frio e seco. Sem aviso.

Na quarta-feira (24/12), tempo firme com sol em SC.  Sem aviso.

  

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

OBSERVAÇÃO 12h:32 – Nas próximas 3h, chance de pancadas de chuva com descargas elétricas no Meio Oeste e Planalto Sul. Fonte: Epagri-Ciram.