Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 30.09.2015

AVISO 30/09/2015 17:00 Hs: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica em Vargem, Curitibanos, São José do Cerrito, Correia Pinto, Palmeira, Ponte Alta, Brunópolis, Joaçaba e proximidades nas próximas 3h. Fonte Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: 

Quarta-feira com risco de granizo no norte de SC

Sexta-feira com dia chuvoso no Estado

Quarta-feira (30/09) com pancadas de chuva mais intensas, acompanhadas de descargas elétricas (raios) e risco de granizo no Norte de Santa Catarina (Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí). Áreas de baixa pressão atuam no Paraná e norte de Santa Catarina.

Sexta-feira (02/10) com tempo chuvoso em todo o Estado. Total acumulado médio no período de 20-40 mm. Em algumas localidades, o total pode chegar a 50-70 mm. Uma nova frente fria desloca-se em SC neste dia.

Maré Alta mantém riscos de alagamentos na costa catarinense.

Persiste a condição de alagamentos nas partes baixas das cidades litorâneas de Santa Catarina, devido a maré alta. Ainda há influência da maré de sizígia que dificulta o escoamento das chuvas que ocorreram no Estado nos últimos dias.

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais: a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha,  Araranguá, Laguna, entre outros.

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).  

29.09.2015 Tabela de Maré Ciram

Acompanhe a altura da maré em tempo real através do link:
 http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=490 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (30/09): Aumento de nebulosidade em todo o Estado, com chuva e trovoadas a partir do Norte do Estado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Risco de temporal e granizo nestas regiões. No decorrer do dia, a instabilidade desloca-se para sul, provocando chuva com trovoada nas demais regiões do Estado. Temperatura em elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas intensas associadas a temporais.

AVISO: Descarga elétrica em todas as regiões. Granizo no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

Sistema meteorológico: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil. Jato de baixos níveis transportando umidade do norte para o sul do país.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (01/10): Maior presença de nuvens em todas as regiões, com pancadas de chuva e trovoada à tarde e noite. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, fraco a moderado.

OBSERVAÇÃO: Descarga elétrica (raios).

Sistema meteorológico: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil. Jato de baixos níveis transportando umidade do norte para o sul do país.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (02/10): A instabilidade se intensifica em SC, devido à chegada de uma frente fria em SC. Tempo chuvoso, em todas as regiões, com chuva mais intensa em alguns momentos. A temperatura diminui um pouco. Vento de nordeste a noroeste, moderado com intensas rajadas.

AVISO: Risco de temporais e granizo em todas as regiões.

Sábado (03/10): A intensidade da chuva diminui em todas as regiões. Entre o oeste e sul, chuva na madrugada, melhorando com sol a partir da manhã. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do Estado, o tempo melhora no decorrer do dia. Temperatura em declínio. Vento de sudoeste a sul, moderado com intensas rajadas.

Domingo (04/10): Predomínio de sol em todo o Estado, com a atuação de uma alta pressão no Sul do Brasil. Temperatura baixa na madrugada. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:

 

OBSERVAÇÃO – 30/09/2015 09h:40 – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com raios no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri-Ciram.

 

AVISO 30/09/2015 07h50m: Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios), rajadas intensas de vento e risco de granizo no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri-Ciram

 

AVISO 30/09/2015 – 05h45m: Risco de granizo em Garuva neste momento, devendo se estender aos próximos 30 min. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 30/09/2015 – 05h40m: Chuva com descargas elétricas (raios) devendo persistir nas próximas 2 horas na região de Canoinhas (Planalto Norte). Fonte: Epagri/Ciram