ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 21.12.2016

nowcasting

AVISO 21/12/2016 – 17h36min – Nas próximas 2 horas, chuva persistente moderada a forte no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 21/12/2016 – 17h39min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC.  (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 21/12/2016 08h45min – EPAGRI/CIRAM

Inicio: 15h de 23/12/2016

Fim: 08h de 25/12/2016

Previsão: Pancadas de chuva

Acumulado de chuva: 30-40 mm em média e pontuais em torno de 50 a 80 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo entre a tarde e noite, ESPECIALMENTE nessas regiões.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) no Litoral do PR e de SC.

Marilene de Lima e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ACOMPANHE AS DICAS

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Início do Verão: 21/12 às 08h44min

Quarta-feira (21/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: maior parte do dia com muitas nuvens e chuva fraca pela manhã e na forma de pancadas entre a tarde e noite na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Do Oeste ao Litoral Sul variação de nuvens, com mais aberturas no Oeste, e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada, principalmente no Oeste e no Litoral Sul, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo Litoral de SC. A partir da tarde formação de nuvens carregadas (convecção) com precipitação de chuva, associadas ao calor e à alta umidade do ar.

————————————————————————————————

Quinta-feira (22/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol e calor na maior parte do dia, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, em todas as regiões de SC. Mais nebulosidade e chuva fraca na madrugada e início da manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) próximo ao litoral do PR e de SC, massa de ar quente e úmido favorecendo a convecção da tarde, nuvens carregadas, com pancadas de chuva associadas ao calor da tarde.

————————————————————————————————

Sexta-feira a Domingo (23 a 25/12) – OBSERVAÇÃO PARA RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite. (Ver Observação Meteorológica)

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a norte/noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 26/12 de 2016 a 04/01 de 2017

Os indicativos são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, no dia 26/12. Entre os dias 27 a 30/12 áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria pelos estados do Sul do Brasil, provocam chuva persistente com temporais isolados em SC. Entre os dias 31/12 e 03/01 a temperatura fica amena no período noturno e agradável em boa parte do dia, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de uma massa de ar seco e fria. No dia 04/01 a instabilidade retorna com temperatura elevada e chuva no decorrer do dia em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil