Avançam os trabalhos da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da DCSC

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), segue no trabalho de elaboração no Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos. Na terça-feira (17) ocorreu a 8° reunião onde mais detalhes foram definidos. A Comissão é um grupo permanente e multidisciplinar instituídos nos órgãos do Poder Executivo Estadual.

A CPAD da DCSC foi estruturada em 2021, através de portaria, e conta atualmente com 11 membros que representam os diversos setores da instituição. “A realização do trabalho pela Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo está em plena conformidade com as determinações legais que dispõem sobre as responsabilidades do Poder Público em relação à gestão e à proteção especial aos documentos de arquivo”, comentou o Diretor de Gestão da Educação, Alexandre Corrêa Dutra. Segundo ele, o foco está na responsabilidade do agente público pela preservação adequada dos documentos produzidos, recebidos e acumulados no exercício do cargo ou função.

A elaboração desses instrumentos de gestão documental é essencialmente um trabalho participativo, onde é fundamental a integração entre os membros da Comissão, responsáveis pela coordenação do trabalho de avaliação, e os responsáveis pelas áreas da DCSC. Para o sucesso das atividades a Comissão está recebendo o apoio das diretorias e gerências.

Reunião da Comissão no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), Foto: Walter Stodieck