Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 21.12.2014

AVISO METEOROLÓGICO: No decorrer deste domingo uma frente fria se forma no RS e avança por SC, provocando pancadas de chuva, de forma mais isolada pela manhã, atingindo todo o Estado com mais intensidade entre a tarde e noite. A chuva se estende para segunda-feira, mais forte entre a madrugada e manhã. No período há condições de temporais isolados com chuva forte, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado.

 O acumulado de chuva previsto na maior parte de SC é de 20 a 40 mm em média e pontuais de 60 a 70 mm. Chuva mais intensa no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Norte, com média de 40 a 60 mm e pontuais de 80 e 100 mm, com risco de alagamentos. Acompanhe atualização de boletins! Fonte: Epagri/Ciram 

Veja as recomendações da Defesa Civil SC:

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Domingo (21/12): Tempo instável em SC, com predomínio de nebulosidade e poucas aberturas de sol e condições de chuva, mais isolada pela manhã, atingindo todo o Estado entre a tarde e noite com mais intensa. Temperatura elevada com sensação de ar abafado.

AVISO: Descarga elétrica, temporal isolado com ventania e granizo isolado, especialmente entre a tarde e noite.

Sistema meteorológico: Instabilidade associada a formação de uma frente fria no RS, em deslocamento para SC entre a tarde e noite.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (22/12): Madrugada e manhã com chuva em boa parte do Estado, mais intensa entre a Grande Florianópolis e o setor norte, com risco de alagamentos. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul de SC. Temperatura em declínio entre a tarde e noite.

AVISO: Na Madrugada e manhã, descarga elétrica, temporal isolado com chuva forte, ventania (ventos acima de 60km/h) e granizo isolado.

ATENÇÃO: Tarde e noite de segunda-feira com rajadas fortes de vento SW a S de 50 a 70 km/h, mais fortes no Planalto, Litoral Sul e Florianópolis.

Sistema meteorológico: saída de uma frente fria e chegada de uma massa de ar frio e seco (sistema de alta pressão) ao Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (23), tempo firme com sol e temperatura mais baixa para época do ano em SC, devido a uma massa de ar mais frio e seco. Na quarta (24) e na quinta-feira (25), sol entre algumas nuvens com chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente no período noturno, por influência da circulação marítima.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil