AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10.06.2016

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com temperatura negativa e geada em Santa Catarina !

Na noite de sexta-feira e madrugada de sábado pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul

A semana termina com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

No período de 10 a 13/06 o ar polar mantém o frio intenso em Santa Catarina, com geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A temperatura segue negativa nas noites e madrugadas, variando de – 4°C e – 8ºC (negativos) nas áreas mais altas do Planalto.

Na noite de sexta-feira (10/06) e madrugada de sábado (11/06) pequena chance de neve, nas áreas mais altas do Planalto Sul.

A partir da terça-feira (14/06) o frio intenso diminui gradativamente.

No final desta sexta-feira (10/06) e no sábado (11/06) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado.

A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

AVISO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Fim de semana com frio rigoroso em SC !

A semana termina com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

Sexta-feira (10/06) – AVISO PARA MAR AGITADO

Tempo: Presença de sol com mais nuvens no decorrer do dia em SC.

Temperatura: baixa com pequena elevação durante o dia. No período da noite há pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: sudoeste, fraco a moderado.

Sistema: jato subtropical (ventos fortes em altitude) em SC. Nova massa de ar polar avança pela Argentina.

10.06.2016 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida – 10.06.2016 09h00min

Sábado (11/06) – AVISO PARA AVISO PARA FRIO INTENSO – GEADA GENERALIZADA – MAR AGITADO

Tempo: sol com algumas nuvens no início do dia, especialmente do Oeste ao Planalto.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer, com geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. Pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul.

Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Mar: altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado.

Sistema: jato subtropical (ventos fortes em altitude) e intensa massa de ar polar influenciando SC.

Domingo e segunda-feira (12 e 13/06) – AVISO PARA FRIO INTENSO E GEADA GENERALIZADA

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. Durante o dia, temperatura em pequena elevação.

Vento: sudeste a sudeste, variando para nordeste do Oeste ao Litoral Sul na segunda, fraco a moderado.

Terça-feira (14/06) – ATENÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA ISOLADA

Tempo: sol com poucas nuvens em todas as regiões.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada isolada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 15 a 25 de junho de 2016

O período começa com temperaturas em gradativa elevação e mais nebulosidade em SC. Entre os dias 20 e 23 há condições de chuva mais frequente no Estado, devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil e influencia de um sistema de baixa pressão.  No dia 21, a temperatura declina novamente com o avanço de uma nova massa de ar frio.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta