Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 13.06.2015

ALERTA 14/06/2015 – 02h:00m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Meio-Oeste, Médio, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 24 horas. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.

AVISO 14/06/2015 – 00h00m: Nas próximas horas da madrugada, chuva moderada a forte entre o Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Risco de temporais isolados e alagamentos pontuais em cidades destas regiões. Fonte: SDC

ATENÇÃO E AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Nesse sábado (13/06) chuva persistente na maior parte de SC, com média de 20 e 30 mm, com intensidade moderada a forte em alguns momentos, com pontuais elevados de 50 mm no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e próximos a 70 mm no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, podendo superar esses pontuais nas regiões citadas.

No domingo (14/06) a chuva continua em SC, com intensidade moderada ou forte pela manhã e em parte da tarde, com média de 30 e 40 mm e pontuais de 80 a 100 mm do Oeste ao Litoral Sul, podendo superar esses valores nas áreas mais próximas ao RS. Rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h no período da tarde e noite.

Na noite de domingo  o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco, pelo Sul do Brasil, muda novamente o tempo em SC afastando a chuva e declinando acentuadamente a temperatura.

Especialmente na segunda (15) e terça-feira (16/06) o frio será mais intenso com formação de geada em boa parte do estado, as temperaturas estarão abaixo de zero (-2°C) no Planalto Sul, entre 0°C e 4°C no Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. No Litoral as temperaturas mais baixas estão previstas para terça-feira, entre 7°C e 9°C.

Acompanhe atualização de boletins !

 Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sábado (13/06): Áreas de instabilidade mantém muitas nuvens e chuva em todas as regiões de SC, moderada a forte em alguns momentos, especialmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: Acumulados pontuais de 50 mm no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e próximos a 70 mm no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte de SC.

Sistemas meteorológicos: cavado (área alongada de baixa pressão) em SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (14/06): Tempo instável com chuva persistente em SC, de intensidade moderada ou forte pela manhã e em parte da tarde, principalmente do Oeste ao Litoral Sul. Temperatura em pequena elevação.

AVISO: acumulado de chuva de 30 e 40 mm em média e pontuais de 80 a 100 mm do Oeste ao Litoral Sul, podendo superar esses pontuais nas áreas mais próximas ao RS. Rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h no período da tarde e noite.

Sistemas meteorológicos: intensificação das áreas de baixa pressão e formação de nova frente fria no litoral de SC. Avanço de sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) pelo RS, no final do dia.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira (15/06): Mais nuvens e chuva na madrugada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto norte e Litoral Norte devido ao afastamento da frente fria. Em todas as regiões de SC variação de nuvens com aberturas de sol e temperaturas baixa, devido a avanço de uma intensa massa de ar frio e seco.

Na terça-feira (16/06): Tempo estável com sol em SC. Na quarta-feira novas áreas de baixa pressão causam nebulosidade, com chuva principalmente na tarde e noite em todas as regiões.

ATENÇÃO: para o declínio acentuado e temperatura baixa (negativa no Planalto Sul), com formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto sobretudo na segunda e terça-feira.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

Avisos Anteriores:

ALERTA 13/06/2015 – 17h:40m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Médio, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 6 horas, destacando Navegantes 116mm, Gaspar 108mm, Ilhota 103mm, , Itajaí 100mm, Timbó 93mm, Blumenau 88mm. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.

AVISO 13/06/2015 – 18h00m: Nas próximas 3 horas, persiste a condição de chuva fraca a moderada e isoladamente forte em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 13/06/2015 – 08h00m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Médio e Baixo Vale do Itajaí, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 6 horas, destacando Ilhota 70mm, Gaspar 68mm, Itajaí 64mm, Timbó 63mm, Blumenau 58mm. Fonte: CENAD-SDC

AVISO 13/06/2015 – 10h30m: Nas próximas 3 horas, chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram