Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 14.06.2015

AVISO 14/06/2015 22h:00m: Chuva fraca e contínua no decorrer da noite e madrugada, especialmente no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Fpolis. Fonte: Epagri-Ciram

ALERTA 14/06/2015 – 08h:30m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos altos volumes de precipitação acumulados e previsão de continuidade de chuvas nas próximas horas. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.

ATENÇÃO E AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Neste domingo (14/06) a chuva continua em SC, diminuindo à noite. A previsão é de chuva mais intensa pela manhã e em parte da tarde, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, com acumulados até a noite de 40 a 50 mm no Oeste e de 70 a 80 mm em média com pontuais que podem superar 100 mm no Meio e Planalto Sul. Nas demais regiões, os valores esperados variam de 30 a 50 mm em média.

ATENÇÃO No fim do dia, rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h.

ATENÇÃO Massa de ar frio risco de geada no início da semana;

Na noite de hoje (14/06), o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar pelo Sul do Brasil, afasta a chuva de SC e declina acentuadamente a temperatura. Especialmente na segunda e terça-feira o frio será mais intenso com formação de geada em boa parte do Estado, as temperaturas estarão abaixo de zero (-2 a -4°C) no Planalto Sul, entre 0°C e 4°C no Meio Oeste, Oeste e Planalto Norte. No Litoral as temperaturas mais baixas estão previstas para terça-feira, entre 6°C e 9°C

Acompanhe atualização de boletins !

Recomendações da Defesa Civil SC:

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Domingo (14/06): a chuva continua em SC, diminuindo à noite. Temperatura em pequena elevação durante o dia, devido a cobertura de nuvens, e em declínio a partir da noite.

AVISO: chuva mais intensa pela manhã e em parte da tarde, com raios, especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. No fim do dia, rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h.

Acumulados previstos para hoje:

Oeste: 40 a 50 mm;

Meio Oeste e Planalto Sul: 70 a 80 mm em média e pontuais que podem superar 100 mm;

Nas demais regiões de SC: 30 a 50 mm em média.

Sistemas meteorológicos: formação de nova frente fria na divisa entre o RS e SC. Avanço de sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) pelo oeste da região sul do Brasil, no final do dia.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (15/06): Na madrugada e início da manhã mais nuvens e condições de chuva no Planalto Norte e Litoral Norte. No decorrer do dia, presença de sol em todas as regiões de SC. Temperatura em declínio, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul.

ATENÇÃO: madrugada e manhã, rajadas fortes de vento sul de 50 a 70 km/h e mar agitado no Litoral.

Sistemas meteorológicos: sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) próximo de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (16/06), tempo estável e frio com sol em SC, e nevoeiros ao amanhecer.

ATENÇÃO: temperatura baixa em SC, negativa no Planalto Sul, com formação de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte de SC.

Na quarta-feira (17/06), sol com aumento de nuvens e condições de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, no período da tarde e noite, devido a aproximação de uma nova frente fria.

Na quinta-feira (18/06), a frente fria avança por SC, provocando chuva com pontuais mais elevados no Litoral, especialmente no Litoral Sul e Norte, melhorando no fim dia.

OBSERVAÇÃO: para quarta (17) e quinta-feira (18), risco de descargas elétricas (raios).

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

AVISO 14/06/2015 15h:49: Nas próximas horas (até a noite), previsão de acumulado de chuva entre 10 e 30 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Demais regiões, entre 10 e 20 mm. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO: 14/06/2015 – 06:15m: Chuva com raios no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

13/06/2015 – 17h:40m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Médio, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 6 horas, destacando Navegantes 116mm, Gaspar 108mm, Ilhota 103mm, , Itajaí 100mm, Timbó 93mm, Blumenau 88mm. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.

AVISO 13/06/2015 – 18h00m: Nas próximas 3 horas, persiste a condição de chuva fraca a moderada e isoladamente forte em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA 13/06/2015 – 08h00m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Médio e Baixo Vale do Itajaí, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 6 horas, destacando Ilhota 70mm, Gaspar 68mm, Itajaí 64mm, Timbó 63mm, Blumenau 58mm. Fonte: CENAD-SDC

AVISO 13/06/2015 – 10h30m: Nas próximas 3 horas, chuva fraca a moderada no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 14/06/2015 – 00h00m: Nas próximas horas da madrugada, chuva moderada a forte entre o Oeste, Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Risco de temporais isolados e alagamentos pontuais em cidades destas regiões. Fonte: SDC

ALERTA 14/06/2015 – 02h:00m: Risco moderado de deslizamentos de terra nos municípios do Meio-Oeste, Médio, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis, devido aos altos volumes de precipitação nas últimas 24 horas. Fonte: Estações CEMADEN. CENAD-SDC.