AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 22.08.2015

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

No domingo (23) pela manhã, uma frente fria avança pelo Oeste e Sul de SC, provocando pancadas de chuva. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e noite. A chuva prevista é pouco significativa e mal distribuída no Estado, mas pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais localizados e rápidos com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente no período da tarde e início da noite. Temperatura elevada, declinando no fim do dia. Neste sábado (22) e domingo (23), os ventos fortes deixaram o mar mais agitado, com ondas de 1.5 a 2.0 m e picos de 2.5 m, oferecendo risco a pequenas e médias embarcações. Fonte: Epagri/Ciram Acompanhe Atualizações de Boletins! 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Mar Agitado: Risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

 

Sábado (22/08): Tempo firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. Temperatura em elevação, mais quente com máxima de 25ºC a 27ºC no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.

Mar Agitado: Risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão influenciando SC.

22.08.2015 T Realcada

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (23/08): No período da manhã, aumento de nuvens e pancadas de chuva no Oeste e Sul de SC. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite. A chuva prevista é mal distribuída e pouco significativa, com valores de 20 a 30 mm em média no Oeste e Meio Oeste, e de 10 a 20 mm nas demais regiões. Temperatura mais elevada, diminuindo no fim do dia.

AVISO: Risco de descargas elétricas (raios) e temporais localizados e rápidos com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente à tarde e início da noite. No período da noite rajadas fortes de vento sul de 50 a 70 km/h. Mar Agitado, risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema Meteorológico: Uma nova frente fria avança por SC no decorrer do dia.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Segunda-feira (24/08): Tempo mais instável com predomínio de nebulosidade em SC e condições de chuva especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura mais baixa. ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) no setor Norte do Estado, divisa com o Paraná. Na madrugada e manhã rajadas fortes de vento sul de 50 a 70 km/h no Litoral.

Terça-feira (25/08): Chuva na madrugada e manhã no Oeste e Meio Oeste, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, mais nuvens e condições de chuva, podendo ser mais intensa na Grande Florianópolis, com valores de 40 a 50 mm, devido a circulação marítima. Temperatura amena.

Quarta-feira (26/08): Sol entre nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde nas regiões Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão). Nas demais regiões, nebulosidade variável e condições de chuva, devido a circulação marítima. Temperatura amena. ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios) associados a pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil