Avisos e Alertas 24/09/2013

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte e Vale do Itajaí

Aviso para mar agitado e ventos fortes

Atenção para risco de deslizamentos nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul e litoral Sul

Observação para queda de temperatura

Fonte: Epagri-Ciram

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte

Apesar de ter cessado as chuvas o Rio Iguaçu em Porto União, Irineópolis, Rio Negro e em Mafra, estão em cota de emergência e continuam subindo.

Alerta de inundações no Vale do Itajaí

Conforme a última medição (09hs) os níveis dos rios em Rio do Oeste estão tendendo para a estabilidade em 9,67. Em Itajaí, deverão continuar ocorrendo inundações influenciadas pela água que está descendo em direção ao município e pela oscilação da maré.

Em Rio do Sul (9,72m) e Taió (9,62m), os níveis dos rios permanecem em cota de emergência baixando lentamente. Em Blumenau o nível do rio baixa gradualmente (7,15m) e está em cota de alerta.

Atenção para risco de deslizamentos de encostas

Diversos municípios da Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, registraram volumes de chuva significativos nos últimos dias, com registros de deslizamentos em diversas localidades. A previsão é de chuva isolada de forma moderada nestas regiões até a quarta-feira (25/09), com atenção para o risco de deslizamentos.

Observação para frio

Uma massa de ar frio de origem polar, que está na Argentina, avança em direção a Santa Catarina declinando a temperatura a partir de hoje. A temperatura baixa aliada a umidade que permanece no estado, favorece a condição de neve na serra catarinense.

Aviso para mar agitado e ventos fortes

Entre a tarde e noite desta terça e quarta-feira (24 e 25/09), um sistema de baixa pressão no oceano, próximo a costa de SC, provoca ventos fortes com rajadas de 60 a 80 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, e deixa o mar muito agitado, com altura de onda de 2.0 a 3.0 m próximo a costa e picos de 4.0 a 5.0 m em áreas mais afastadas, com condições de ressaca em todo o litoral catarinense. Risco à navegação e atividades de pesca.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ventos fortes: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta