Balanço de fiscalizações do Controle do Transporte de Produtos Perigosos é apresentado

pp

Foto: Divulgação SDC/SC.

O Grupo de Fiscalização no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21. O encontro foi realizado na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis. Na ocasião onde foram apresentados dados das operações de fiscalização realizados no período de janeiro a agosto 2014. Até agora, foram feitas em diferente pontos do Estado, 15 ações fiscalizatórias. Somente a Defesa Civil, produziu 159 pesquisas. Foram autuados mais de 426 veículos que transportavam produtos perigosos. As autuações foram feitas pelas Polícias Rodoviárias Federal e do Estado, Fatma e Ibama.

Durante o encontro dos profissionais foram traçadas as metas operações até dezembro de 2014. Apresentou ainda, pauta da reunião ordinária a sistemática de utilizar o período das Operações para realização de capacitações dos coordenadores regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil, agentes do Corpo de Bombeiros, Policias Militares Ambientais e demais profissionais envolvidos no transporte e atendimento a Emergência com produtos Perigosos.

Participaram do encontro, representantes da Defesa Civil de Santa Catarina, Cedep/Ufsc, Fundação do Meio Ambiente – Fatma, Polícia Militar Rodoviária – PMRv, Conselho Regional de Química – CRQ/SC, Divisão de Vigilância Sanitária, Polícia Militar Especializada e Bombeiros Militares.

De acordo com o Gerente de Produtos Perigosos, Almir Vieira, o grupo se reúne para discutir o andamento dos trabalhos. “São duas reuniões por ano. A intenção é organizar as ações e depois avaliar o que já foi feito”, disse.

As fiscalizações em rodovias federais e estaduais contam com um grupo formado por diversas entidades. Fazem parte do Grupo de Fiscalização no Transporte de Produtos Perigosos:

– Defesa Civil Estadual, Policia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Militar Rodoviária – PMRv, Conselho Regional de Química – CRQ, Vigilância Sanitária,

Polícia Militar Ambiental – PMA, Corpo de Bombeiros Militar – CBM, Comando de Policia Militar Especializada – CPME e Fundação do Meio Ambiente – Fatma.