Balanço dos temporais

Com uma semana de temporais em diversas regiões do Estado, o Departamento Estadual de Defesa Civil contabiliza os danos e prejuízos ligados, principalmente, à chuva forte.

Com vários dias seguidos de chuvas, foram registrados problemas em Caçador, no Meio Oeste do Estado; municípios da Grande Florianópolis; Blumenau, Rio do Sul e Jaraguá do Sul, no Vale do Itajaí; e em Monte Castelo, no Planalto Norte.

Ao todo foram 24 residências danificadas, seis desabrigados e uma morte, além de diversos transtornos, como queda de árvores e falta de energia elétrica.

Em Jaraguá do Sul foram registrados 15 destelhamentos de residências, quedas de árvores e um deslizamento de terra.

Pelo menos seis pessoas ficaram desabrigadas em Rio do Sul, onde duas residências sofreram danos devido a deslizamentos.

Em Caçador ocorreram destelhamentos e quedas de árvores, sendo que quatro residências ficaram totalmente destelhadas.

Os temporais ainda provocaram falta de energia elétrica na Capital e danos em equipamentos eletrônicos, devido a descargas elétricas, em municípios da Grande Florianópolis; alagamentos em diversas ruas da cidade de Blumenau; e queda de barreira no Km 107, da BR 116, em Monte Castelo.

O saldo mais trágico do mau tempo foi registrado na cidade de Canoinhas, onde Gustavo Felipe Drachinski Carvalho, de 12 anos, morreu devido à queda da parede lateral da quadra de esportes Vencer Esporte,  no Centro da Cidade. A queda do muro foi ocasionada pela forte vento, que também arrancou parte do telhado. Outras quatro crianças sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital da região. Também na cidade, três residências sofrearam destelhamentos.