BNDES aprova inclusão de financiamento de R$ 141 milhões para prevenção de cheias no Vale do Itajaí

foto_m_57665

Pedido feito, pedido aceito. O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, aprovou imediatamente a inclusão dos projetos com foco na prevenção de desastres na Bacia do Rio Itajaí. As ações, que somam R$ 141 milhões, serão inseridas no programa Caminho do Desenvolvimento, apresentado pelo Governo do Estado ao órgão em agosto de 2011.

Fonte: Secretaria de Estado da Comunicação
Foto: James Tavares – SECOM

O projeto agora passará por uma análise técnica dentro do BNDES, e a expectativa do governador Raimundo Colombo é que seja aprovado até o final do mês de janeiro de 2012. A partir da aprovação, o pedido será encaminhado à Secretaria de Tesouro Nacional (STN), em Brasília, e deve ser resolvido em três meses. “As obras deverão começar no segundo semestre de 2012, e esse projeto vai representar proteção aos moradores do Vale do Itajaí”, ressalta o governador Raimundo Colombo.

As ações contempladas no projeto são de monitoramento e infraestrutura. Será aumentado em dois metros o nível das barragens de Ituporanga e Taió, para contenção de 16 milhões de m³ de água. “Essa medida vai evitar que as águas de enchentes e cheias cheguem descontroladamente aos municípios do Vale do Itajaí”, lembra o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff. Também será formulado um plano de monitoramento e alerta de deslizes e inundações na região.

O presidente do BNDES foi um incentivador para que o governador Raimundo Colombo incluísse as obras de prevenção no financiamento do programa Caminhos do Desenvolvimento. “Nós acolhemos com alegria este projeto muito importante para Santa Catarina. Com certeza servirá para ajudar na estabilidade, na segurança civil dos municípios em torno do Vale do Itajaí”, exalta Luciano Coutinho.

As obras de prevenção estão em uma área extremamente importante para Santa Catarina. A medida vai envolver 52 municípios, como Blumenau, Itajaí e Rio do Sul, e que representam 25% da população e do PIB de Santa Catarina. Todo o projeto de prevenção para o Vale do Itajaí tem previsão de implantação de 50 anos.

Caminhos do Desenvolvimento
Em agosto, o Governo do Estado entrou com projeto no BNDES para financiamento de R$ 470 milhões para estabelecer projetos de desenvolvimento de logística, infraestrutura e segurança pública. O programa “Caminhos do Desenvolvimento” busca a inovação de levar a rede de fibra óptica a 153 municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo o primeiro estado brasileiro a buscar a implantação desse serviço. A iniciativa também revitalizará 1,2 mil km das estradas estaduais que mais causam acidentes e criará 1.732 novas vagas em presídios.