Boletim, 18 horas: Defesa Civil Estadual acompanha situação dos municípios catarinenses

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), durante todo o dia desta terça-feira (02), monitora os municípios catarinenses quanto aos fortes ventos, ao frio intenso e a forte agitação marítima. Até as 18 horas, foram registradas ocorrências em sete municipios.

Em Palhoça, a Defesa Civil municipal informou que 60 casas foram danificadas, três destruídas, 10.000 pessoas afetadas, 05 desalojadas e 03 desabrigadas devido ao forte vento. Em Florianópolis, o município registrou residências destelhadas e quedas de árvores. As informações ainda são preliminares.

No município de Penha, conforme Defesa Civil local, duas casas foram interditadas na manhã desta terça-feira (02). Registraram ocorrências ainda alagamentos, quedas de galhos de árvores e riscos de desmoronamento de encostas.

Na cidade Canelinha, uma árvore atingiu uma pessoa, que foi encaminhada ao hospital pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros.

Em Araranguá, uma casa foi destelhada parcialmente. Na cidade de Praia Grande, a defesa civil também registrou problemas de destelhamentos em algumas residências. São José teve uma residência danificada e problemas no abastecimento de energia.

Segundo o Ciram/Epagri, entre as 9 e 10 horas desta terça-feira, Lages, São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici na Serra Catarinense e Água Doce no Meio Oeste registram neve, que deve se repetir nos outros dias dessa semana. De acordo com a previsão, haverá condição de neve nos municípios mais altos do Planalto Sul, como Urupema, Urubici e São Joaquim, com temperaturas próximas de zero e até mesmo negativa, entre a tarde de terça se estendendo até o início da manhã de quarta-feira.

Durante as madrugadas, há condições de fechamento de pista por causa da formação de gelo, especialmente na Serra do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco.

Aulas suspensas
As aulas da rede estadual de ensino serão suspensas, nesta quarta (3) e quinta-feira (4), em função do frio intenso, nos municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema.

Sem energia
A Celesc registrou problemas com a rede de energia no Estado por causa dos ventos fortes. Ficaram com o serviço comprometido, os municípios de Alfredo Wagner, Angelina, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Governador Celso Ramos, São José e Tijucas. Treze equipes estão atendendo as ocorrências para que o serviço seja restabelecido o mais breve possível.

Acidente com o avião da FAB
A Defesa Civil do município de Bom Jardim da Serra esteve no local do acidente, e segundo o Comando da Aeronáutica, oito pessoas estavam a bordo e não há indícios de sobreviventes do avião C-98A Grand Caravan, ocorrido nesta terça-feira. A aeronave do 5° Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira decolou às 11h45 de Canoas (RS) com destino ao Rio de Janeiro e desapareceu do radar às 13h27. De acordo com a nota oficial, o Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente com o objetivo de prevenir futuras ocorrências.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e comunicacao@sdc.sc.gov.br.