Canal Extravasor será inaugurado quinta-feira (29).

canal extravasor

Na quinta-feira (29), às 11h. será inaugurado o Canal Extravasor de Presidente Getúlio. O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli participa da solenidade. A obra foi licitada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama. Os recursos aplicados são do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. Foram investidos R$ 417.037,97mil.
Ações como a remoção do solo, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa área de quase 294 metros de extensão e 25 de largura fazem parte do projeto.

Entre os objetivos da construção estão prevenir cheias e diminuir a cota do nível de inundação na área urbana do município. O benefício imediato poderá ser percebido nos Rios Krauel e Índios, que terão o volume de água nas vias públicas reduzido durante as chuvas.

A obra que iniciou no final do mês de dezembro de 2013. De acordo com o Prefeito Nilson Stainsack, há 12 anos Presidente Getúlio tem sido castigado com enchentes que inundam grande parte da área central da cidade principalmente na confluência dos Rios Krauel e Índios, e esta ação deverá diminuir de 20 a 30% o volume de água naquela região.  Isso quer dizer que o volume pode baixar até 80 centímetros em período de enchente.

Além da abertura do canal extravasor, a obra contempla a remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa extensão de aproximadamente 294 metros de comprimento por 25 de largura.

Conforme o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, o canal extravasor é uma obra importante para a região que vai ter mais vazão d’água em período de chuva forte. “A construção do canal extravasor é relevante para Presidente Getúlio e para a Defesa Civil, no que diz respeito à prevenção”, disse Moratelli.