Capacitação do Programa Defesa Civil na Escola é um sucesso

Nesta semana teve o início da capacitação dos profissionais que farão parte do Programa Defesa Civil na Escola. A abertura do Curso foi marcada pela Aula Magna que contou com a participação da Coordenadora do Programa Cemadem Educação, Rachel Trajber. A edição deste ano está sendo considerada um sucesso com 1235 participantes, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e agentes de defesa civil. Participam do Programa180 escolas municipais e 36 estaduais, totalizando 110 municípios.

“Enquanto formadores, acreditamos que o Programa Defesa Civil na Escola é um meio de atuar na redução de riscos e na gestão de desastres, e a Educação é o melhor caminho para que isso aconteça”, comentou a coordenadora do Programa, Regina Panceri. Segundo ela, a medida que os educadores compartilham esse propósito alavancam o processo e fazem a diferença contribuindo diariamente nas disciplinas para transformar a sociedade. “Assim fortalecemos a cultura prevencionista pautada na autoproteção e resiliência”, completou.

Neste ano o Programa será realizado totalmente na modalidade de ensino a distância (EAD) através da plataforma digital da Defesa Civil para facilitar a troca de conhecimentos e experiências. A Formação terá a duração de 80 horas, através de cinco módulos, e contará com a tutoria e certificação do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú.

“Esse é o resultado da mobilização incansável dos nossos coordenadores regionais da DCSC, embaixadores do Programa, coordenadores e Articuladores Regionais de Educação, além da parceria com o IFC e a Secretaria de Estado da Educação”, ressaltou o chefe da DCSC, David Busarello.

Aula Magna mediada pela coordenadora do Programa, Regina Panceri. Foto: Flávio Jr DCSC