Capacitação para o Projeto Defesa Civil na Escola

Foi realizada nesta quarta-feira (05), a Capacitação Regional para os profissionais que irão atuar no Programa Defesa Civil e Prevenção na Escola. O projeto desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SED) e a parceria do Instituto Federal de Camburiú (IFC), busca capacitar professores e alunos catarinenses em um sistema de aprendizagem teórica e prática de ações em prevenção e defesa Civil, capaz de apoiar a educação formal nas séries finais do ensino fundamental.

WhatsApp Image 2020 02 05 at 14.13.11

Atividade realizada com os professores. Divulgação

As atividades ocorreram no Centro de Eventos, em Faxinal dos Guedes, e contaram com a participação de 116 professores.  Os trabalhos foram conduzidos pela Gerente de Pesquisa e Extensão da Defesa Civil Estadual, Regina Panceri e pelos coordenadores regionais da DCSC de Xanxerê, Luciano Peri, e de Criciúma, Rosinei da Silveira. A ação também contou com o apoio dos coordenadores regionais de São Miguel do Oeste, Maravilha e Chapecó.

No total 29 escolas de 12 municípios da Regional de Xanxerê, aderiram ao programa este ano. A expectativa, apenas na regional de Xanxerê, é  formar 1764 alunos no programa durante os seis meses de formação.

Segundo o Diretor de Gestão de Capacitação e Educação da DCSC, Alexandre Corrêa Dutra, dentro das atividades do Programa também são fomentadas ações educativas e pedagógicas para sensibilizar a sociedade civil e as instituições públicas e privadas, sobre as consequências das mudanças climáticas e os problemas que interferem diretamente na qualidade de vida e nos relacionamentos sociais.

“O Programa Defesa Civil na Escola passa por um momento muito importante com a participação efetiva das escolas estaduais, através do treinamento dos seus professores. Temos plena convicção que teremos cidadãos mais preparados e com melhor percepção de riscos e de autoproteção”, comentou Corrêa.

WhatsApp Image 2020 02 05 at 14.11.27

A Capacitação superou as expectativas da comissão organizadora. Divulgação