Cartas de Inundação são entregues no Vale do Itajaí

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, realizou nesta terça-feira (29) a entrega das “Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos” para municípios do Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí. O objetivo da ação é dar embasamento  técnico para as Defesas Civis na previsão de cheias, inundações e para o apoio na operação de projetos de proteção e defesa civil.

Da mesma forma os produtos hidrológicos poderão ser utilizados pelas cidades catarinenses no mapeamento e análise de riscos hidrológicos, redes de monitoramento e alerta, e também no planejamento urbano.

A primeira cerimônia de entrega foi realizada pela manhã na Unidade Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Rio do Sul, para os municípios de Agronômica, Ituporanga, Rio do Sul e Taió. Já a segunda entrega ocorreu no período da tarde, na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em Blumenau, para os municípios de Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Timbó, Blumenau, Gaspar,  Itajaí, Brusque e Balneário Camboriú.

Palestra do Chefe da defesa Civil. Foto: Flávio Jr Ascom DCSC

“Nosso Estado está localizado no maior corredor meteorológico da América do Sul e na região do País com maior recorrência de desastres naturais”, comentou o Chefe da Defesa Civil De Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, esse é um investimento do Governo do Estado na prevenção e mitigação de riscos de desastres.

“As inundações e secas chamam a atenção e causam impactos todos os anos aos catarinenses. Esse documento vai apoiar os municípios na tomada de decisões tanto em relação aos eventos extremos, como pela ocupação desordenada” completou.

Durante as entregas também foi realizada uma explanação sobre o Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos e sobre os Novos Manuais de Operação das Barragens operadas pela Defesa Civil de Santa Catarina.

Entrega em Rio do Sul. Foto: Flávio Jr Ascom DCSC

Veja as fotos da entrega no Município de Blumenau.